- Notícias

Câmara aprova Moção de Reconhecimento a Joaquim Barbosa por unanimidade

Compartilhe:

Sérgio Carnevale apresenta moção e câmara aprova por unanimidade

A Câmara Municipal de Rio Claro aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na quarta-feira, dia 24/10, Moção de Reconhecimento (188/2012) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa (foto).

A homenagem foi colocada em votação no Poder Legislativo através da iniciativa do vereador e líder da bancada do Democratas, Sérgio Carnevale.

Nas considerações apresentadas na Moção de Reconhecimento, Carnevale destaca “o surgimento de um grande defensor da moral e da dignidade da população brasileira no momento em que a corrupção abrange todo o território nacional, fazendo as pessoas silenciarem diante dos abusos”.

O democrata avalia que o relacionamento entre o STF, a presidência da República e o Congresso Nacional não pode ser de cordialidade “pois pode fomentar o corporativismo”. Carnevale enfatiza que “ao guiar, de maneira exemplar o processo do mensalão, o nobre ministro Joaquim Barbosa deu exemplo à nação sobre a relação necessária entre os poderes em uma República porque não se calou, não se omitiu diante da corrupção.

“Ao não se preocupar em fazer amigos entre os políticos, Joaquim Barbosa deixa gravado na história o melhor exemplo de conduta de ministro do STF“, aponta o democrata acrescentando que “num gesto de brasilidade, Joaquim Barbosa afirmou no último dia 17 de setembro que o governo do ex-presidente Lula comprou votos de deputados e apoio de partidos para aprovar leis na Câmara Federal”.

Para Carnevale, somente uma pessoa com hombridade e seriedade do ministro Joaquim Barbosa, com relator do julgamento do mensalão, teria moral de assim se expressar demonstrando ao povo brasileiro a sua integridade e caráter.

O democrata encerrou as suas considerações, na Moção de Reconhecimento apresentada na Câmara de Rio Claro da seguinte maneira: “O ilustre presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, deu a todos nós brasileiros que prezam a verdade, o caráter e dignidade a certeza de que o seu exemplo pode começar a mudar a cultura de aceitar corruptos e corruptores em nosso país”.

A atuação do ministro no caso mensalão chamou a atenção de todo o país pela gravidade dos casos apurados. Também chamou a atenção pela sua difícil trajetória de vida. Hoje, ele é visto como um herói nacional. Em uma das publicações, a infância do atual presidente do STF foi retratada da seguinte maneira: “O menino Joaquim Barbosa nunca se acomodou àquilo que o destino parecia lhe reservar. Filho de um pedreiro, cresceu ouvindo dos adultos que nas festas de aniversário de famílias mais abastadas deveria ficar sempre no fundo do salão”. Hoje, ele é reverenciado até por aqueles que defendem os atingidos pelo seu trabalho sério no Supremo. “Mostra que nem tudo está acabado. Enquanto houver uma pessoa honesta, há esperança de um Brasil melhor no amanhã”, finaliza Carnevale.