- Notícias

Desafios e metas de Rio Claro para a população idosa

Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira, dia 23, foram desenvolvidas palestras com a fonoudióloga e gerontóloga Sandra Regina Gomes, representante da secretaria do governo estadual.

A atividade fez parte da programação da Semana do Idoso. Os temas foram:os três pilares da estrutura política para o envelhecimento ativo: participação, saúde e segurança e sobre o programa do governo do Estado “Amigo do Idoso”.

A vereadora Maria do Carmo Guilherme ressaltou que podem contar com a bancada feminina da Câmara Municipal para debater questões que envolvam a terceira idade. Maria também mencionou a importância da participação de todas as secretarias durante a programação. “Nunca vi tanto profissional da Ação Social participando da Semana do Idoso.”

Sobre a realidade local, foram divulgados alguns dados: Rio Claro possui 25.138 pessoas idosas, representando 14% da população da cidade. A vice-prefeita Olga Salomão destacou que o município ainda não possui políticas públicas para o idoso, apenas ações voltadas a esta faixa etária. Por isso, é fundamental que o poder público, entidades e a sociedade civil elaborem propostas e apresentem ao prefeito municipal e cobrem a aplicação destas propostas.

“Estamos à disposição para reuniões e encontros para debatermos assuntos relacionados à terceira idade. É preciso fazer esta mobilização”, destaca a vereadora Maria do Carmo Guilherme.

Os principais desafios para Rio Claro é a regulamentação da Lei Municipal para Política do Idoso, a construção de mais um Centro Dia do Idoso, a ampliação do já existente, a criação de um Centro de Convivência, a adequação de segmentos que envolvam os idosos, como um transporte coletivo que ofereça acessibilidade à terceira idade, mais investimentos na área de saúde, espaços públicos com a infraestrutura adequada,  expansão de projetos de geração de emprego.

Conquistas

A vereadora Maria do Carmo Guilherme cita algumas conquistas para a terceira idade como a criação da Assessoria Municipal do Idoso, a participação ativa do Conselho, a revitalização do espaço do Grupo da Terceira Idade Ipê e a instalação da Praça do Idoso, além da aquisição de equipamentos para exercícios físicos na rotatória da Avenida 50 A e em uma área ao redor do Aero Clube.

Para a Drª Sandra, a primeira ação é fazer um raio-X, colher dados sobre os idosos de Rio Claro para avaliar as demandas do segmento e analisar a viabilidade destas propostas e buscar recursos com os governos estadual e federal.

Segundo Sandra, o governo estadual assumiu um compromisso de promover uma sociedade que se preocupa com o idoso e em 14 de maio de 2012 lançou o programa “São Paulo Amigo do Idoso”.

No artigo 4º do Decreto 58.047 de 15 maio de 2012, diz que fica instituído o “Selo Amigo do Idoso”com o objetivo de estimular os municípios e sociedade civil a implantar ações referenciadas pelo Programa Amigo do Idoso.

Os idosos definem ser amigo do idoso: prédios públicos e espaços abertos compostos por infraestrutura necessária, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e apoio comunitário.