Alesp homenageia Aldo Demarchi com Colar de Honra ao Mérito Legislativo

Sessão solene reconhecerá trajetória de um dos parlamentares mais respeitados do Estado de São Paulo

Em sessão solene a ser marcada a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) vai conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao ex-deputado estadual José Aldo Demarchi, figura emblemática da política paulista, cuja trajetória é marcada por décadas de dedicação ao serviço público e à população do interior do estado.

A honraria foi proposta pelo deputado estadual Itamar Francisco Machado Borges, com base no Ato da Mesa nº 11/2019, que regulamenta a concessão da comenda a pessoas que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado de São Paulo.

Nascido em Santa Gertrudes — então distrito de Rio Claro — em 4 de janeiro de 1944, Aldo Demarchi construiu uma carreira pública pautada pela integridade, compromisso e proximidade com a população. Casado com dona Maria Cândida (Candinha), pai de três filhos e avô de sete netas, ele é lembrado não apenas por seus feitos políticos, mas por seu exemplo de vida e valores familiares.

Ao longo de sua trajetória, Demarchi ocupou os cargos de vereador (1976), presidente da Câmara Municipal (1982), prefeito (1982) e vice-prefeito (1992) — de Rio Claro. Em 1994, elegeu-se deputado estadual, iniciando uma sequência de sete mandatos consecutivos na Alesp, onde se destacou como uma das vozes mais firmes e respeitadas em defesa do interior paulista.

A entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo consolida o nome de Aldo Demarchi como referência de dedicação à causa pública e reforça o papel da Assembleia Legislativa em valorizar quem, ao longo da vida, contribuiu para o engrandecimento do Estado de São Paulo.

Entre as personalidades que já receberam o Colar de Mérito estão: Gilberto Kassab – presidente do PSD, Ricardo Lewandowski – Ministro da Justiça, Leila Pereira – presidente do Palmeiras e Roberto Campos Neto – ex-presidente do Banco Central.

A data da homenagem ainda não foi definida pela Alesp.

Rio Claro é contemplada com nova viatura para reforço da segurança

Rio Claro recebeu mais um apoio para a segurança pública. Atendendo ao Ofício 150/2023, de autoria do vereador Moisés Marques (PL), protocolado diretamente junto ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, o município foi contemplado com uma nova viatura para a Polícia Militar.

Moisés Marques com o secretário estadual de Segurança, Guilherme Derrite

Segundo Moisés Marques, a conquista representa mais estrutura para as forças de segurança locais e mais tranquilidade para a população rio-clarense. “A nova viatura trará mais condições de trabalho aos nossos policiais e mais segurança. É uma resposta ao esforço e ao diálogo constante com o Governo do Estado em busca de melhorias para a cidade”, destacou o parlamentar.

Além de Rio Claro, municípios como Tambaú, Santa Gertrudes, São João da Boa Vista e Sumaré também foram contemplados. Todas as viaturas entregues são modelos modernos, equipados com tecnologia voltada para dar mais eficiência ao policiamento e ao atendimento de ocorrências.

Guilherme Derrite ressaltou a importância da renovação da frota e da parceria com os municípios: “Essas viaturas representam mais comodidade aos nossos policiais e mais agilidade no atendimento das demandas da população”, ressaltou o secretário. “Com essa conquista, Rio Claro passa a contar com mais um reforço em sua frota policial, ampliando as condições de combate à criminalidade e de preservação da ordem pública”, finalizou.

Rio Claro terá construção do 37° Batalhão da Polícia Militar

Nova sede será instalada no Jardim Claret e promete mais agilidade e eficiência no combate à criminalidade.

Moisés Marques com o governador Tarcísio de Freitas e o secretário Guilherme Derrite

Rio Claro será contemplada com a construção do 37° Batalhão da Polícia Militar, a obra foi anunciada na última terça-feira (24/09) pelo secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite. O projeto será executado em um terreno localizado atrás do McDonald’s, no Jardim Claret, e atende a uma solicitação do vereador Moisés Marques.

A iniciativa atende a uma demanda histórica da população rio-clarense. “Depois da passagem de tantos secretários estaduais, agora graças ao olhar do secretário Derrite, junto com o governador Tarcísio de Freitas, para Rio Claro, a construção será feita”, afirmou o vereador.

Segundo Marques, a nova estrutura trará benefícios diretos à segurança pública. Com o batalhão instalado dentro da área urbana, a expectativa é de respostas mais rápidas em casos de urgência, roubos e furtos, além de mais eficiência no combate ao crime.

“O batalhão dentro da cidade significa mais agilidade no atendimento, mais eficácia na ação da Polícia Militar e maior tranquilidade para os moradores”, destacou o parlamentar.

A obra será conduzida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado em parceria com o Governo de São Paulo, consolidando um avanço importante para a segurança de Rio Claro.

Reconhecimento marca a entrega do Diploma Contador do Ano

Por meio do Decreto Legislativo 637/2021, de autoria do vereador Hernani Leonhardt (MDB), a Câmara Municipal realizou a entrega do Diploma Contador do Ano. A solenidade no Plenário do Legislativo aconteceu na noite de quinta-feira, 24/9 e a mesa principal foi ocupada pelo vereador Hernani Leonhardt, pelo Secretário de Segurança Pública Thalison Mendes, pela Vice-Prefeita Maria do Carmo Guilherme e pelo Secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Urbano e Presidente do MDB, Bruno Oliveira.

Entrega do Diploma Contador do Ano na Câmara Municipal.

Neste ano, os homenageados foram: Gustavo Ortiz Arraez, Deide Silva Macedo, Ana Paulo Sanches Seregato, Carla Ricieli Buso, Moacir Messias Soares Júnior, Sheila de Lasari e Nilson Nicoletti. A entrega dos diplomas foi feita na presença de amigos e familiares que estiveram presentes na Câmara.

Hernani Leonhardt destacou a importância destes profissionais no dia a dia das pessoas. “Estamos aqui, nesta noite, para reconhecer a dedicação dos contadores. É um trabalho que vai muito mais além do que lidar com números. Temos de ter a compreensão que seja na vida pessoal ou empresarial uma tomada de decisão pode causar muitos transtornos. Para isso, temos os contadores, profissionais preparados para nos levar ao sucesso em qualquer negócio do mundo financeiro”, pontuou o vereador.

O Dia do Contador, celebrado em setembro, simboliza a valorização do trabalho dos contadores, responsáveis por manter a saúde econômica de empresas e indivíduos. Além disso, é uma oportunidade para refletir sobre a evolução da contabilidade e seu papel fundamental na sociedade contemporânea.

Celebrado nacionalmente em 22 de setembro, o Dia do Contador começou a ser celebrado em 1945, quando a profissão de contador foi oficialmente regulamentada no Brasil. Nessa data o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 7.988, criando o curso de Ciências Contábeis. Assim, essa data é especial porque foi quando surgiu a primeira legislação que trouxe reconhecimento e formalidade para os contadores.

Vereador acompanha obras do novo campus do IFSP em Rio Claro

O vereador Julinho Lopes (Progressistas) visitou as obras da segunda etapa do novo campus Rio Claro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no bairro Santana. A construção está sendo realizada em uma área onde funcionavam parte da antiga Unesp e a Horta Comunitária da União de Amigos de Rio Claro (UDAM), anteriormente ocupada por moradores em situação de rua.

A unidade, com previsão de entrega em 2025, promete ampliar o acesso à educação pública e gratuita na região.

Segundo o vereador, o novo espaço representa um avanço importante para a cidade. “Essa obra é fruto de muito apoio: do reitor Silmário Batista dos Santos, do deputado federal Mauricio Néves e de toda a comunidade. É educação pública gratuita para a nossa população”, destacou Julinho.

Com previsão de conclusão para 2025, o novo campus contará com infraestrutura moderna, incluindo 26 salas de aula, seis laboratórios, biblioteca, miniauditório, quadra poliesportiva, refeitório e estacionamento.

A expectativa é de que as aulas tenham início no primeiro semestre de 2026, com a oferta de cursos nas áreas de Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Técnico em Química, Engenharia e Licenciatura em Química, além de Engenharia de Materiais.

CP da Câmara reagenda testemunha para o dia 24

Na próxima quarta-feira, 24/9, a partir das 12 horas, no Plenário do Legislativo, a Comissão Processante 02/2025 da Câmara Municipal, que apura a denúncia de Luísa Ceriani contra o vereador Moisés Marques (PL), vai ouvir Fábio Pereira de Souza. A reunião será aberta ao público, no Plenário, e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara Rio Claro.

Segundo dia de oitivas na Câmara da CP que apura denúncia contra Moisés Marques

As oitivas que tiveram início no último dia 12, prosseguiram nesta sexta-feira, 19/9, com os depoimentos de Gabriel Bonfim, Heleno Rufino da Silva e Ana Lúcia Apolinário de Souza. Não compareceram as seguintes testemunhas: Helder Dezin, Silmara Daiane dos Santos, André Cristina Algarve do Prado, Tatiane Fernandes Thomé., Fábio Pereira dos Santos, Jonatas William Dias de Lima e Patrícia de Paula Nodari.

Segundo dia de oitivas na Câmara da CP que apura denúncia contra Moisés Marques

A denúncia de Luísa Ceriani foi lida, votada e acatada pelos integrantes da CP. Filha de uma paciente que estava internada em um quarto restrito feminino da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, Luísa relata suposta invasão cometida pelo vereador Moisés Marques para fins políticos que agravou o quadro clínico levando a idosa à morte.

A CP presidida pelo vereador Hernani Leonhardt (MDB) conta com o relator Adriano La Torre (Progressistas) e o Rafael Andreeta (Republicanos) que atua como membro. A comissão conta com suporte jurídico da empresa Alberto Rollo Advogados.