Sessão solene reconhecerá trajetória de um dos parlamentares mais respeitados do Estado de São Paulo

Em sessão solene a ser marcada a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) vai conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao ex-deputado estadual José Aldo Demarchi, figura emblemática da política paulista, cuja trajetória é marcada por décadas de dedicação ao serviço público e à população do interior do estado.
A honraria foi proposta pelo deputado estadual Itamar Francisco Machado Borges, com base no Ato da Mesa nº 11/2019, que regulamenta a concessão da comenda a pessoas que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado de São Paulo.
Nascido em Santa Gertrudes — então distrito de Rio Claro — em 4 de janeiro de 1944, Aldo Demarchi construiu uma carreira pública pautada pela integridade, compromisso e proximidade com a população. Casado com dona Maria Cândida (Candinha), pai de três filhos e avô de sete netas, ele é lembrado não apenas por seus feitos políticos, mas por seu exemplo de vida e valores familiares.
Ao longo de sua trajetória, Demarchi ocupou os cargos de vereador (1976), presidente da Câmara Municipal (1982), prefeito (1982) e vice-prefeito (1992) — de Rio Claro. Em 1994, elegeu-se deputado estadual, iniciando uma sequência de sete mandatos consecutivos na Alesp, onde se destacou como uma das vozes mais firmes e respeitadas em defesa do interior paulista.
A entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo consolida o nome de Aldo Demarchi como referência de dedicação à causa pública e reforça o papel da Assembleia Legislativa em valorizar quem, ao longo da vida, contribuiu para o engrandecimento do Estado de São Paulo.
Entre as personalidades que já receberam o Colar de Mérito estão: Gilberto Kassab – presidente do PSD, Ricardo Lewandowski – Ministro da Justiça, Leila Pereira – presidente do Palmeiras e Roberto Campos Neto – ex-presidente do Banco Central.
A data da homenagem ainda não foi definida pela Alesp.