Portaria do Ministério da Saúde assegura reforço financeiro para atendimentos especializados no município.

Rio Claro recebeu uma importante notícia para o fortalecimento da saúde pública. O município foi contemplado com novos recursos destinados à Média e Alta Complexidade (MAC) por meio da Portaria GM/MS nº 9.975, de 30 de dezembro de 2025, publicada pelo Ministério da Saúde. O repasse permitirá avanços no custeio e na qualificação de atendimentos especializados oferecidos à população.
A conquista é resultado de uma agenda institucional realizada em Brasília no ano passado, intermediada pelo deputado federal Baleia Rossi, quando representantes de Rio Claro apresentaram ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as demandas do município na área de Média e Alta Complexidade. Participaram da audiência a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme, os vereadores Hernani Leonhardt, 2° Secretário e Líder do MDB, e Ananias do Espetinho, o secretário Bruno Oliveira, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel, e o provedor da Santa Casa de Rio Claro, Danusio Diniz.
De acordo com a administração municipal, os novos recursos devem contribuir para a melhoria da estrutura, ampliação da capacidade de atendimento e maior sustentabilidade financeira dos serviços de saúde que envolvem
procedimentos mais complexos, como exames especializados, internações e tratamentos hospitalares.
O vereador Hernani Leonhardt destacou que o reforço no financiamento da MAC é fundamental para garantir atendimento de qualidade à população, reduzindo filas e fortalecendo a rede de saúde local, especialmente em parceria com a Santa Casa, que é referência regional.