Primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, o CREA-SP, a rio-clarense Lígia Marta Mackey esteve no Plenário da Câmara Municipal na noite da última terça-feira, 2/12, onde recebeu o título de Cidadã Emérita. A homenagem aconteceu por intermédio do Decreto Legislativo 738/2025 de autoria do vereador Elias Custódio (PSD).

A Mesa Principal, presidida pelo autor da homenagem, contou ainda com as presenças dos vereadores Eric Tatu (PSD) e Paulo Guedes (Progressistas), do marido de Lígia, Denis Leonel e do assessor do Executivo, Osmar da Silva Júnior, que na ocasião representou o prefeito Gustavo Perissinotto.
Lígia Mackey formou-se na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP). Possui sólida trajetória de mais de 30 anos na área tecnológica. Atuou como engenheira civil na JBS Construtora por mais de seis anos e, posteriormente, como engenheira na Prefeitura de Rio Claro por um ano.
Elias Custódio iniciou a sua fala dizendo as palavras justa e merecida ao retratar a homenagem em andamento no Legislativo. “É um ato de justiça. Com essa solenidade, Rio Claro reafirma o compromisso de reconhecer e aplaudir seus filhos ilustres”, disse o presidente da solenidade. “A Lígia provou que barreiras existem para serem superadas. Ao homenageá-la, inspiramos cada jovem estudante acreditar que através do estudo, do trabalho, do esforço e dedicação é possível alcançar os mais altos cargos de liderança do país”, disse Elias ao enfatizar o pioneirismo da homenageada ao ser a primeira mulher a presidir o CREA-SP em 90 anos de existência.
No âmbito associativo, foi presidente da Associação de Engenharia de Rio Claro por dois mandatos, coordenadora da UNABAM (União das Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Baixa Mogiana) e diretora de entidades de classe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, o CREA-SP.
Em 2022, Lígia Mackey assumiu a vice-presidência do conselho, exercendo também a presidência interina por seis meses, período em que se destacou pela atuação estratégica e pelo diálogo próximo com profissionais e entidades.
“Essa noite a gente celebra a vida de uma pessoa importante para todos nós. A Lígia, como profissional, elevou a engenharia a um degrau muito alto. É um exemplo a ser seguido”, assinalou Eric Tatu. “Este título representa um agradecimento de toda a cidade a tudo o que você fez e faz no dia-a-dia”, pontuou.
Em 2024, a homenageada fez história ao se tornar a primeira mulher eleita presidente do CREA-SP, em 90 anos de existência da instituição. A sua gestão tem como foco a valorização profissional, promover melhorias na experiência dos profissionais quanto ao uso dos serviços do conselho e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a defesa da sociedade por meio da engenharia, agronomia e geociências, tecnológica e design de interiores.
“Assumiu a presidência do CREA-SP por meritocracia. Ela tem potencial intelectual e é a profissional gabaritada que nos representa em todo o Estado”, assinalou Paulo Guedes. “Posso afirmar que mais de 500 obras do nosso município foram criadas pelas mãos da nossa homenageada. Mulher guerreira e profissional exemplar”, completou o vereador.
Galeria de fotos: