Por meio da Lei Municipal 5863/2024, instituída pelo projeto que leva as assinaturas dos vereadores Serginho Carnevale (PSD), Val Demarchi (PL) e do ex-vereador Alessandro Sonego de Almeida, a Câmara Municipal realizou solenidade para marcar o Dia do Maçom. A sessão aconteceu na noite da última sexta-feira, 22/8, no Plenário do Legislativo.

A Mesa Principal, presidida por Serginho Carnevale, contou com Alessandro de Almeida que representou o prefeito Gustavo Perissinotto, os secretários municipais Bruno de Oliveira (Planejamento) e Leandro Geniselli (Meio Ambiente), o ex-presidente da Câmara Municipal João Zaine, o presidente do Conselho Maçônico Cassiano Martinatti e o presidente eleito do mesmo conselho, que tomará posse no próximo mês, Gustavo Roberto Fink.
Serginho Carnevale, em sua fala, frisou que a ideia principal, ao apresentar o projeto que instituiu a solenidade para marcar a data – 20 de agosto – não é politizar a Maçonaria mas sim mostrar para a população a importância da instituição para Rio Claro, o Brasil e o mundo. “Aqui, hoje, estamos fazendo Justiça ao enfatizar a realidade dos fatos. Estamos retratando a grandeza da Maçonaria trazendo dados históricos importantes desde a sua fundação”, disse o presidente da solenidade.

“Reconhecimento”. Com essa palavra, Alessandro de Almeida resumiu a importância da solenidade. “É uma honra celebrar o Dia do Maçom em nossa cidade. O 20 de agosto tornou-se uma data oficial em Rio Claro através do projeto que apresentei aqui na Câmara ao lado dos vereadores Serginho Carnevale e Val Demarchi”, reafirmou o titular da pasta municipal de Relações Institucionais. “A Maçonaria é uma instituição discreta que conta com pessoal que se dedicam diariamente à nossa cidade”, completou.
João Zaine lembrou que a comemoração do Dia do Maçom já acontece há muitos anos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Alesp. E, completou: “A Maçonaria muito fez e faz pelo nosso país ao longo da sua história. Em Rio Claro, atua em várias frentes de trabalho e entidades. Parabéns à essa Casa de Leis pela iniciativa”.
Manifestações:
“É um privilégio estar aqui nesta noite. Esta homenagem retrata o reconhecimento da sociedade pela contribuição da Maçonaria no Brasil” – Bruno Oliveira.
“Eu cresci dentro da Maçonaria. Através dos seus ensinamentos, hoje posso contribuir na construção de uma cidade cada vez melhor” – Leandro Geniselli.
“É com profunda honra e gratidão que me dirijo à essa Casa Legislativa, como presidente do Conselho Maçônico Rio-clarense, para expressar o reconhecimento pela homenagem prestada. Este gesto transcende o simbolismo e reafirma compromisso mútuo entre instituições que trabalham pelo bem comum” – Cassiano Martinatti.
“O 20 de agosto como Dia do Maçom está relacionado a evento histórico em nosso país. Em sessão conjunta das Lojas Maçônicas no Rio de Janeiro, Joaquim Gonçalves Ledo fez discurso inflamado defendendo a independência do Brasil o qual teria influenciado Dom Pedro I a proclamar no dia 7 de setembro” – Gustavo Roberto Fink.