O vereador Julinho Lopes (Progressistas) realizou nesta semana uma visita técnica ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Rio Claro com o objetivo de conhecer de perto os recursos tecnológicos utilizados no combate à criminalidade no município.

O vereador acompanhou o funcionamento do sistema de reconhecimento automático de placas (OCR), que identifica veículos com irregularidades em tempo real.
Durante o encontro, o vereador foi recepcionado pelo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Thalison Mendes, pelo secretário adjunto Alexandre Doricio, pelo chefe de gabinete Marcelo Pires Barboza e por Rodrigo Torres Rego, analista de TI da empresa Soft Park, responsável pelo gerenciamento do sistema de monitoramento.
Na visita, o parlamentar acompanhou o funcionamento do sistema de reconhecimento automático de placas (OCR), que identifica veículos com irregularidades em tempo real.
Durante a visita, Julinho destacou a importância da integração de Rio Claro ao programa estadual Muralha Paulista, voltado à cooperação entre municípios e o governo de São Paulo na área da segurança. “Segurança pública é uma das maiores preocupações da população, e exige alternativas eficientes, inovadoras e integradas”, afirmou o vereador, que já protocolou requerimento solicitando a adesão do município ao programa.
Atualmente, o GGIM opera com mais de 120 equipamentos de vigilância, entre câmeras em vias públicas, escolas, unidades de saúde e assistência social. Segundo o secretário Thalison Mendes, todos esses dispositivos podem ser integrados à plataforma estadual, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das forças de segurança.