A terceira audiência pública para tratar da implantação do Campus Rio Claro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi realizada na noite de quarta-feira (30), na Câmara Municipal.

Terceira audiência pública sobre a implantação do Campus Rio Claro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
Conduzida pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas) a audiência contou com presença do reitor do IFSP, Silmario Batista dos Santos; da secretária municipal de Educação, Valéria Velis, representando o prefeito e Eduardo Antonio Modena, diretor-geral do campus Rio Claro, que apresentou o resultado da análise dos questionários, respondidos pela comunidade.
Foram apresentados os cursos, mas a definição será em nova audiência após alinhamento com os integrantes da comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, formado por representantes da comunidade local, que irão avaliar as sugestões da população com base na empregabilidade, profissões do futuro e demandas do arranjo produtivo local.

Terceira audiência pública sobre a implantação do Campus Rio Claro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
Segundo o profº Modena, entre as três mil escolhas na pesquisa, os mais votados foram o eixo tecnológico em Produção Industrial com os cursos de Cerâmica e Química, o eixo de Produção Cultural e Design com o curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo e no eixo de Controle e Processos Industriais o curso em Automação Industrial.
De acordo com o reitor Silmário Santos, graças ao empenho do vereador Julinho Lopes, Rio Claro já faz parte dos 680 Institutos. “Se não estão em funcionamento, estão em pré funcionamento, em fase de preparação e escolhas de cursos, logo vem os concursos para a contratação dos docentes e técnicos, enfim, daqui a pouco, a gente vai ter uma vida bem extensa ao redor do nome Instituto Federal de São Paulo, e mais ainda, abraçados por Rio Claro e região”, conclui.
Para Julinho Lopes a chegada do Instituto é muito importante para Rio Claro e a expectativa é que a partir daí seja possível trazer também as empresas e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, alavancando a região.
Durante a audiência Julinho também indicou o reitor Silmário para a outorga do Título de Cidadão Rio-clarense, pelos relevantes serviços prestados a Rio Claro na área da educação profissionalizante.
Também participaram da audiência Gabriela Arduino, diretora do campus Bauru, Crounel Marins, diretor campus Miracatu e demais autoridades.
SEDE DO CAMPUS
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) articula com o deputado federal, Mauricio Néves e o deputado estadual Delegado Olim, recursos para reformar e ampliar o prédio que irá abrigar o Instituto Federal, localizado na Rua 11, no bairro Santana.