A convite da ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) a Câmara Municipal Rio Claro esteve representada pelos vereadores Moisés Marques (Progressistas) e Val Demarchi (União Brasil) no evento de apresentação do plano estratégico de transição energética da indústria de cerâmica para revestimentos, por combustíveis de baixo carbono. A reunião aconteceu na última sexta-feira, 3 de março, nas dependências da Aspacer, em Santa Gertrudes.

Luís Gustavo Delmont (Especialista de Desenvolvimento Industrial do SENAI Nacional); Flávio Castellari (Diretor Executivo do APLA – Arranjo Produtivo Local do Álcool de Piracicaba); Gino (Prefeito de Santa Gertrudes-SP); vereador Moisés Marques (PP); Benjamin Ferreira Neto (Presidente do Conselho da ANFACER e o vereador Val Demarchi (União Brasil)
Na oportunidade estiveram representantes das empresas ceramistas de toda região, como também representantes de órgãos municipais, estadual e federal. Trata-se de uma das principais agendas do planejamento estratégico da ANFACER, com um acordo inédito e de grande relevância energética e ambiental, um exemplo significativo para o Brasil e para o mundo em termos de economia circular.
Segundo os organizadores evento, considerando que hoje a região de Rio Claro é o maior polo cerâmico do Brasil, aumenta-se a responsabilidade de inovações tecnológicas, para produção de menor impacto ambiental, já que Santa Gertrudes ainda sustenta o status do município com maior índice de poluição do estado de São Paulo.
A ANFACER avalia que essa realidade pode ser mudada com essa proposta apresentada na assinatura de um convênio firmado entre ANFACER, ASPACER, SINDICERAM (Sindicato das Indústrias de Cerâmica – Criciúma), APLA (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) que possui a maior rede de inovação e tecnologia da América Latina, e que nos apoiará com tecnologias, inovação e serviços essenciais para gerar resultados que possam ser replicados e sustentáveis para todo o setor.
Com essas ações e melhorias na transição energética no polo cerâmico da região, Rio Claro cresce em qualidade de vida, desenvolvimento econômico, inovação tecnológica, produtividade e isso de forma sustentável.