- Homenagem, Notícias

Em homenagem póstuma, Câmara relembra trajetória de Renato Barros

Compartilhe:

Uma viagem musical no tempo para retratar as seis décadas de sucesso da banda de rock Renato e seus Blue Caps. Foi com este tom que a Câmara Municipal realizou na noite da última quinta-feira, 28/7, solenidade para a entrega da Medalha Post Mortem aos familiares de Renato Cosme Vieira de Barros, ou simplesmente Renato Barros líder da banda que marcou época no cenário nacional.

Câmara presta homenagem póstuma a Renato Barros através da sua filha Renata Ribeiro de Barros

A homenagem segue o Decreto Legislativo 643/2021, de autoria do vereador Paulo Guedes que presidiu a solenidade no Plenário. Na Mesa Principal, também estiveram a filha do homenageado Renata Ribeiro de Barros, o secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti que representou o prefeito Gustavo Perissinotto, a escritora Lucinha Zanetti autor do livro sobre a vida de Renato Barros e o professor Octávio Miguel Magrini que fez a solicitação a Paulo Guedes para que a homenagem fosse realizada no Legislativo local.

Câmara presta homenagem póstuma a Renato Barros através da sua filha Renata Ribeiro de Barros

“Quando o Professor Octávio encaminhou a sugestão, não pensei duas vezes. O Renato Barros faz parte da cultura musical do nosso país”, comentou Paulo Guedes. “Agradeço a você Renata por essa oportunidade de Rio Claro prestar esta justa homenagem a seu pai por meio da Câmara Municipal”, acrescentou o vereador ao enfatizar que o trabalho do homenageado à frente da banda Renato e seus Blue Caps foi fundamental na construção da história do rock in roll no Brasil.

Lucinha Zanetti recordou que em 2016 começou a gravar a biografia do homenageado. “Não havia intenção de lançar um livro inicialmente”, comentou. Em 2018, ela começou a transcrever as gravações que resultou no livro intitulado “Ricardo Barros, o mito, uma lenda!” que conta com cerca de 700 páginas. “O Renato deixou um pedido. Ele não queria ser lembrado como simples roqueiro ou artista da Jovem Guarda mas sim como um homem da música”, assinalou.

Biografia

Nasceu em 1944, no Rio de Janeiro. Filho de Ermiro e Odila, que era cantora de rádio. Seus irmãos Ed Wilson e Paulo César desenvolveram a raiz musical.

Renato nasceu no meio da música e da arte.

Em casa, reuniões com muita cantoria eram constantes e assim foi aflorando a paixão pela música.

Em 1959 formou grupo, ao lado de seus irmãos, no bairro de Piedade, Rio de Janeiro, juntamente com Euclides de Paula (futuro guitarrista-solo e arranjador do grupo instrumental The Pop’s) e Gelson Moraes, com o nome Bacaninhas do Rock da Piedade.

Pouco tempo depois, surgia o Renato e seus Blue Caps.

Em 1963, Ed Wilson saiu do grupo e iniciou carreira solo, sendo substituído por Erasmo Carlos.

Nos anos 60, Renato Barros foi o responsável por trazer para a música o som fuzz de sua guitarra inigualável.

Foi também citado como um dos melhores guitarristas de todos os tempos na revista Rolling Stones e Heróis da Guitarra.

Compositor de centenas de canções, não limitou-se ao rock. É autor de trabalhos para todos os segmentos da música popular brasileira.

Apaixonado por jazz, apaixonado por Frank Sinatra, Elvis e toda arte de qualidade do mundo.

Além de multi-instrumentista, compositor, desenhista, ele também era produtor musical da gravadora CBS, hoje Sony Music.

Compositor de grande parte das músicas do Renato e seus Blue Caps, ele também produziu todos os discos da banda.

Casou-se no início dos anos 70 com Lúcia. Desta união vieram as filhas Renata e Erika e duas netas: Juliana e Fernanda.

Renato sempre foi incansável na sua arte, nunca desistiu.

Após mais de 60 anos de trabalho árduo, conseguiu chegar no patamar que mais queria que era a qualidade dos shows, lotar os teatros e casas de espetáculos pelo Brasil.

Em 2019, teve a sua biografia intitulada: Renato Barros, Um Mito! Uma Lenda!

Construiu uma família linda, regada de música e amor.

Em 28 de julho de 2020, o vocalista, guitarrista e líder da banda, Renato Barros, faleceu aos 76 anos.

Entre suas composições, está a música “Devolva-me”, gravada inicialmente pela dupla Leno e Lílian e sucesso na regravação com Adriana Calcanhotto.

O Renato e seus Blue Caps continua até hoje em plena atividade com Cid Chaves (vocal), Darci Velasco (teclado), Bruno Sanson (contrabaixo), Chi Lenno (guitarra) e Fabrício Motta (bateria).

Do primeiro álbum gravado em estúdio, intitulado Twist, gravador Copacabana, até hoje, são 60 anos de sucessos.