- Ação Parlamentar, Notícias

Responsáveis pelo serviço de iluminação pública comparecem em reunião na Câmara

Compartilhe:

A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal, presidida pelo vereador e vice-presidente do Legislativo, Hernani Leonhardt (MDB), realizou reunião com os representantes das empresas Elétrica Biasi e Sumip na tarde desta segunda-feira, 2 de maio, no Plenário do Legislativo.

Secretário municipal de Serviços Públicos, Ronald Penteado esteve na Câmara Municipal

A reunião foi motivada pelo alto índice de reclamações em relação a quantidade de luminárias apagadas no município. Secretário municipal de Serviços Públicos, Ronald Penteado também foi convidado para participar dos trabalhos.

Pela Elétrica Biasi, empresa que venceu o processo licitatório para executar a substituição das luminárias, estiveram presentes os diretores José Benedito Toledo e Philip Bento. A Sumip, contratada também via licitação para fiscalizar o trabalho da Elétrica Biasi, foi representada pelo diretor Administrativo, Paulo Roberto Ferreira e o engenheiro eletricista,Ricardo Saavedra.

Reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão de Administração Pública e vice-presidente do Legislativo, Hernani Leonhardt (MDB)

A Câmara de Rio Claro, além de Hernani Leonhardt, esteve representada pelos vereadores: Serginho Carnevale (União Brasil), Alessandro de Almeida (Podemos), Julinho Lopes (Progressistas), Irander Augusto (Republicanos), Geraldo Voluntário (MDB), Moisés Marques (Progressistas), Adriano La Torre (Progressistas), Diego Gonzalez (PSD) e Paulo Guedes (PSDB). Os demais vereadores foram representados por seus assessores parlamentares.

Ao ser indagado do número excessivo de luminárias apagadas no município, José Toledo informou que a Elétrica Biasi teve uma surpresa negativa ao assumir os serviços em Rio Claro neste ano. “A rede ficou muito tempo sem manutenção. Temos acúmulo de protocolos que somados aos protocolos atuais, que chegam diariamente, resultam em um número significativo de munícipes que aguardam pelo serviço”, disse o diretor.

Vereadores acompanharam no Plenário as informações das empresas Elétrica Biasi e Sumip

Com relação a Sumip, o questionamento foi em cima dos R$ 50 mil mensais que a empresa recebe para fazer a fiscalização da Elétrica Biasi. O diretor Paulo Roberto informou inicialmente que o valor recebido não se restringe apenas ao serviço de fiscalização de troca de luminárias. “Nossa empresa, pela licitação vencida, elaborou um novo banco de dados após levantamento ponto a ponto na cidade. Fazemos a fiscalização dos materiais, dos serviços realizados, da gestão de ocorrências e ainda damos suporte técnico à Secretaria Municipal responsável pelo setor”, disse o diretor. “O valor aqui citado está abaixo do licitado recentemente em cidades como Franco da Rocha, Camaçari, Campinas entre outras”, acrescentou.

O secretário Ronald Penteado, que assumiu a pasta de Serviços Públicos em fevereiro deste ano, assinalou que Rio Claro viveu um apagão nos meses anteriores, momento em que o serviço estava a cargo de uma empresa contratada de forma emergencial.

Ronald Penteado sinalizou que no primeiro momento de trabalho, registre-se em fevereiro deste ano, não tinha como seguir uma ordem de protocolos. “Teríamos que deslocar a única equipe de manutenção da rede de um lado para o outro sem garantir a produtividade do serviço. A partir desta realidade, começamos a atuar de forma setorizada”, explicou o secretário municipal.

Ao ser indagado pelos vereadores sobre como o município vai resolver esta situação, Ronald Penteado explicou que um software com a nova realidade do sistema de iluminação pública do município teve de ser montado. “A partir agora, de maio, vamos ter duas equipes atuando nas demandas diárias e uma nos protocolos antigos”, afirmou. “Posso adiantar também que estamos próximos de implantar iluminação de led nas ruas de Rio Claro o que certamente vai garantir uma luminosidade bem superior a atual”, completou o secretário.