No próximo sábado, 23/4, o Casarão da Cultura realiza a solenidade de abertura da Semana Ogum, a partir das 19h, que este ano tem como tema: “Ogum e Suas Origens Culturais – A Cultura Africana Entre Nós”. O evento, que faz parte do calendário do munícipio e é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura desde 2017, foi instituído pelo vereador Geraldo Voluntário (MDB), autor da Lei Municipal 4468/2013. A programação segue até o dia 1º de maio no Casarão da Cultura.
Para Geraldo Voluntário, autor da lei, a realização das atividades ressalta a relevância da cultura afro-brasileira para a sociedade: “A Semana Ogum é uma oportunidade para que a população conheça mais sobre a nossa cultura e, é também uma maneira de combater o preconceito e a intolerância por meio de atividades culturais e educativas”, explicou.
No sábado, além da solenidade de abertura, haverá também exposição e apresentação da Banda Odoyá. No dia 26/4, terça-feira, a partir das 19h haverá workshop de dança africana com o bailarino e professor Rafael de Paula. Na quarta-feira 27/4, a partir das 19h, tem aula aberta de maculelê, com o professor Baiano, do Grupo Abadá Capoeira e, logo depois, acontece a Roda de Capoeira, organizada pelo Mestre Gilberto do Grupo Estrela da Libertação e convidados.
Na quinta-feira, 28/4, às 19h, o público poderá participar da Oficina de Percussão. Na sexta-feira, dia 29/4, no mesmo horário, haverá um bate papo sobre a “Intolerância Religiosa e a Construção da Cultura Africana na Sociedade Brasileira”, e finalizando a noite, a apresentação da banda Nebadon.
O encerramento da “Semana Ogum e Suas Origens Culturais” acontece no domingo, 1º de maio, com a Roda de Samba com André Oliveira, a partir das 10h.