- Ação Parlamentar, Notícias

Déficit da tabela SUS é abordado pelo Parlamento Metropolitano em São Pedro

Compartilhe:

Vereadores da região estiveram reunidos na Câmara de São Pedro na manhã desta terça-feira, 19 de abril, para a reunião deliberativa do Parlamento Metropolitano de Piracicaba. O Legislativo de Rio Claro foi representado pelos vereadores Irander Augusto (Republicanos) e Geraldo Voluntário (MDB).

Vereadores estiveram reunidos na Câmara de São Pedro

Entre os assuntos debatidos no encontro, o presidente do Parlamento, Gilmar Rotta colocou na pauta assunto que sufoca muitos municípios: o déficit na tabela do Sistema Único de Saúde, o SUS. “As prefeituras gastam cada vez mais com a saúde pública para arcar com um débito que na realidade é do governo federal”, disse Rotta. “Essa tabela precisa ser revista imediatamente para que os atendimentos via SUS ocorram sem que as Santas Casas acumulem prejuízos”, acrescentou.

Irander Augusto avaliou que o assunto requer atenção especial por parte da classe política. Segundo ele, este déficit da tabela SUS gera problemas graves nos municípios. “Mesmo com o envio de recursos por meio de emendas parlamentares, a conta não fecha. Estes valores pagos pelos atendimentos, via SUS, estão defasados há mais de 20 anos”, comentou o vereador do Republicanos.

A legislação vigente, assinalou Irander Augusto, determina que os municípios apliquem no mínimo 15% da arrecadação na Saúde, mas, na prática este índice anualmente fecha em patamar bem superior. “Em Rio Claro, a Prefeitura investe na Santa Casa para cobrir parte dos prejuízos que a Santa Casa tem com os atendimentos gratuitos via SUS. Mas, a ação é única. Outros municípios que também são atendidos pela Santa Casa não têm o mesmo comportamento”, pontuou o vereador.