- Ação Parlamentar, Notícias

Vereador defende o desenvolvimento do projeto cidades inteligentes

Compartilhe:

Como melhorar o acesso das pessoas para obter um serviço? Em busca desta resposta, a Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento das Cidades Inteligentes avança pelo país a partir da iniciativa da Câmara Federal. Encabeçada pelo deputado Marcelo Ramos (PSD), a proposta entra em um processo de expansão por meio do secretário Executivo da Frente, Thomas Law, advogado/empresário e fundador do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina).

Hernani Leonhardt e Thomaz Law na reunião em São Paulo

Na última terça-feira, 5 de abril, o vice-presidente e líder do MDB na Câmara de Rio Claro, Hernani Leonhardt, esteve em São Paulo reunido com Thomaz Law. O objetivo foi buscar informações sobre o Projeto de Lei 976/2021, em Brasília, que institui a Política Nacional de Cidades Inteligentes.

“Vivemos a dura realidade onde os recursos públicos são cada vez mais escassos. É preciso buscar mecanismos que possam facilitar a vida de quem presta o serviço público e principalmente das pessoas que precisam de um atendimento de qualidade”, disse Hernani Leonhardt no encontro. “A modernização dos serviços públicos ocorre através da utilização da tecnologia. É nesta rota que precisamos focar”, acrescentou o vice-presidente do Legislativo local, a Thomas Law.

O secretário Executivo sinalizou que a luta pelo desenvolvimento das cidades inteligentes no país remete a um caminho que avalia como obrigatório para que o Brasil esteja alinhado com o avanço comercial e industrial que está ocorrendo neste exato momento em mercados do outro lado do Atlântico. “A cidade precisa ser vista como um espaço urbano orientado para o desenvolvimento econômico sustentável e o uso de tecnologias para conectar serviços que elevam a qualidade de vida dos moradores” disse Law.

Para exemplificar a situação, o secretário Executivo da Frente Parlamentar citou o transporte coletivo. Law afirma que a tecnologia precisa ser expandida no país para que o conceito de cidades inteligentes tenha sucesso ao ser implantado. “É possível disponibilizar para o usuário, via smartphone, a localização exata do ônibus que ele aguarda e até projetar o horário da sua passagem pelo ponto, mas para isso, o cidadão tem de ter acesso ao equipamento”, disse.

Ainda, no encontro, Thomaz Law detalhou que para a iniciativa dar certo é preciso que haja a união de esforços entre o poder público, instituições escolares e o setor empresarial. “É a tríplice hélice”, ressaltou. Hernani Leonhardt parabenizou Law e os demais integrantes da Frente Parlamentar pela iniciativa. “É preciso pensar no cidadão, como melhorar a cada dia a situação de atendimento. Não tenho dúvidas de que as cidades inteligentes vão se tornar um marco de desenvolvimento em todo o nosso país”, finalizou.

Fernando Thomé, da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito de Compras, a Apecc, Edmilson Bordon do Ibrachina e o diretor da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP), Bruno Oliveira participaram do encontro.