- Economia, Notícias

Combate ao endividamento público é debatido na Câmara por meio de palestra

Compartilhe:

Buscar ferramentas que possam auxiliar a gestão municipal conter o avanço do endividamento público. A partir deste ponto, o vereador Val Demarchi (União Brasil) articulou a realização de palestra no Plenário da Câmara de Rio Claro com o Instituto Aquila, que possui amplo conhecimento no setor com práticas que incluem a utilização de plataforma digital com indicadores de todos os municípios do país.

Instituto Aquila realizou palestra no Plenário da Câmara de Rio Claro

Na última terça-feira, 29 de março, o consultor do instituto, Igor Croce esteve em Rio Claro para a apresentação do trabalho denominado Cidades Excelentes. “Diminuir o endividamento público é uma obrigação dos gestores. Para isso, é preciso utilizar as ferramentas corretas. Não existe mágica. Tudo tem de ser trabalhado de forma técnica”, disse o consultor.

Na próxima segunda-feira, 4 de abril, o Legislativo vai votar requerimento, assinado por Val Demarchi, por meio do qual ele reivindica que a Prefeitura de Rio Claro adote planejamento baseado em dados científicos visando a melhoria do desenvolvimento da Eficiência Fiscal e Transparência do Município, ancorados na diminuição do endividamento, melhoria na autonomia fiscal e aumento capacidade de investimento per capita.

“Rio Claro ficou na posição 710º no ranking de cidades brasileiras, atrás que outras cidades vizinhas e de mesmo porte como Americana”, comentou Val Demarchi. “O principal destaque negativo da nossa cidade fica na área de Eficiência Fiscal e Transparência, com média abaixo da Região Sudeste, Estado de São Paulo, Mesorregião de Piracicaba e Microrregião de Rio Claro”, finalizou.

A palestra foi uma iniciativa conjunta entre o vereador Val Demarchi, Câmara Municipal, AERC – Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro, CREA-SP e Instituto Aquila – Escola de Gestão.