A busca por mecanismos que possam melhorar as condições atuais do Jardim Público motivou a reunião entre o vereador Julinho Lopes (Progressistas) e o ministro adjunto Marcos Pereira, em Brasília, nesta terça-feira, 15 de março. Isaias Custódio da Silva, chefe de Gabinete do deputado federal Guilherme Mussi (Progressistas), também representou o vice-presidente do Progressistas-SP Maurício Neves no encontro.

Julinho Lopes na reunião em Brasília com o ministro adjunto do Turismo, Marcos Pereira e o representante do deputado federal Guilherme Mussi, Isaias Custódio
No ofício protocolado no Ministério do Turismo, Julinho Lopes solicita a liberação de R$ 2 milhões para a revitalização do Jardim Público. Ao justificar o encaminhamento do pedido, o vereador externou que o local retrata um dos principais pontos turísticos da cidade onde se encontram vários monumentos históricos.
Julinho Lopes comentou a necessidade emergencial de se construir quiosques padronizados no lugar hoje ocupado por barracas onde funciona o comércio ao ar livre. “Este corredor central do Jardim Público requer investimento a curto prazo para inclusive abrigar um local apropriado para a permanência da Guarda Civil Municipal (GCM)”, pontuou Julinho Lopes ao ministro adjunto ao ressaltar também que a rede bancária funciona na área de entorno do jardim.
A ocupação irregular de moradores de rua também foi pauta no encontro. Julinho Lopes retratou a triste realidade do local hoje tomado por pessoas que consomem drogas ilícitas, brigam entre eles e incomodam as pessoas que circulam pelo jardim diariamente. “Com a revitalização, poderemos reverter esse quadro preocupante”, assinalou o vereador.
Marcos Pereira, policial militar da reserva que possui raízes em Rio Claro, e, por isso conhece de perto a realidade retratada por Julinho Lopes, observou que a solicitação procede. “Tenho o entendimento que o Jardim Público precisa mesmo ser revitalizado. Vamos unir forças em busca da solução para o problema”, disse Marcos Pereira.