“Segurança é um direito de todos, seja na área urbana ou na zona rural. É com este objetivo que a bancada municipal do MDB prioriza articulações políticas conjuntas que possam assegurar às famílias a realização de trabalhos e convívio social em paz”. A frase é do vice-presidente da Câmara de Rio Claro, Hernani Leonhardt (MDB) que confirmou, junto com o vereador Geraldo Voluntário (MDB), a liberação de uma caminhonete S10 LS, 4×4, cabine dupla equipada para a ampliação da Patrulha Rural no município.

Os vereadores Hernani Leonhardt e Geraldo Voluntário na reunião com o prefeito Gustavo Perissinotto
A liberação do veículo ocorre por meio do convênio entre o governo paulista, via Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, que tem como titular Itamar Borges, e a Prefeitura de Rio Claro. “Gostaria de parabenizar a bancada do MDB pela iniciativa e agradecer o secretário Itamar Borges por atender prontamente à solicitação encaminhada por Rio Claro. Ao reforçar a Patrulha Rural, através da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura, com apoio da Câmara, ratifica a atenção que o município deve ter com todas as famílias que moram no campo”, comentou o prefeito Gustavo Perissinotto ao assinar o termo que possibilitou o convênio.
Geraldo Voluntário, na reunião com o prefeito, observou que a atuação da Patrulha Rural é uma reivindicação antiga das pessoas que são responsáveis pela produção de alimentos na zona rural. “Todos nós precisamos de segurança para viver. No campo, este sentimento é mais forte ainda por conta da pouca movimentação de pessoas nas estradas rurais principalmente no período noturno. A Patrulha Rural precisa ser ampliada no município para que a segurança possa ser reforçada no campo”, assinala o vereador.
Itamar Borges comenta que o Programa AgroSP+Seguro visa garantir mais segurança no campo, em uma ação conjunta com os municípios. “O governo paulista está entregando viaturas específicas para o trabalho de ronda na zona rural. Nesta primeira fase, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai enviar 250 caminhonetes a municípios em diversas regiões do estado”, disse o secretário ao destacar que os veículos são adaptados com giroflex e tecnologias como GPS e rádio comunicador.