- Meio ambiente, Notícias

Parlamentar discute recuperação de nascentes com o governo paulista

Compartilhe:

Nesta época de crise hídrica, em que a escassez da água se torna uma triste realidade, Julinho Lopes (Progressistas) busca apoio político para que Rio Claro possa garantir recursos para os investimentos necessários no setor. Na última quarta-feira, o vereador esteve na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, em São Paulo, reunido com o secretário Executivo da pasta, Luiz Ricardo Santoro e a coordenadora Executiva da secretaria, Helena de Queiroz Carrascosa von Glehn.

Secretário Luiz Ricardo Santoro, vereador Julinho Lopes e a coordenadora Helena Von Glehn

Na pauta, a solicitação para que Rio Claro seja atendido pelo governo paulista no que diz respeito à recuperação de nascentes. “Precisamos agir com urgência na conservação dos rios. Dentre as medidas obrigatórias destaco a recuperação das nascentes”, disse o parlamentar na Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Segundo o secretário Luiz Santoro, a reivindicação apresentada por Julinho Lopes procede já que “não adianta pensar na crise hídrica somente em tempos de estiagem”. A coordenadora Helena Von Glehn destacou a atuação de Julinho como presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ – bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e assinalou que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente está atualizando o cadastro de áreas rurais para avançar com o Programa Nascentes. “Como precisamos da anuência dos proprietários das áreas para fazer os investimentos pretendidos se faz necessário o apoio do município para localizá-los e desta forma atualizar o nosso cadastro”, disse Helena.

O secretário Luiz Santoro pontuou que a restauração protege o solo, conserva a produção hídrica e promove a biodiversidade, devolvendo ao território os serviços ecossistêmicos vitais para a produção rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. “Vamos estabelecer essa parceria com Rio Claro, cidade que conta com localização privilegiada na região central do Estado de São Paulo e tem importância inquestionável na Bacia do PCJ”, frisou o secretário.

Julinho Lopes, ainda no encontro, solicitou atenção especial do governo paulista, via secretaria, para a Floresta Estadual Navarro de Andrade (Feena) ao enfatizar que a reserva verde necessita de investimentos para que possa ser recuperada e melhor utilizada pela população.

Ainda, sobre a Feena, o vereador de Rio Claro entregou pauta que contém reivindicações da comunidade sobre questões que se arrastam há muito tempo. “É preciso encontrar caminhos para que a floresta possa ter o reconhecimento que merece por sua importância cultural e principalmente histórica”, finalizou Julinho Lopes.