Em reunião do conselho fiscal do Consórcio da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Consórcio PCJ realizada na tarde desta quinta-feira (23), o problema da estiagem que afeta os reservatórios de água da bacia hidrográfica da região foi amplamente debatido pelo grupo.

Julinho Lopes (Progressista)
Julinho Lopes (Progressista), presidente do Conselho, destacou a necessidade de conscientizar primeiramente as instituições públicas sobre a importância de reduzir o consumo de água tratada durante o período: “os órgãos públicos devem ser os primeiros a estar conscientes, para que então, pelo exemplo, a população possa se conscientizar também”, disse.
Outra questão levantada foi a aplicação de multas pelos municípios para quem desperdiçar água com atividades que não são essenciais, como lavar calçadas. De acordo com o grupo de conselheiros, as cidades podem, por meio de resolução e/ou decretos municipais, prever a aplicação de multa.
“Aqui em Rio Claro a captação de água é feita apenas pelo Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e o superintendente já sinalizou que não descarta a necessidade de racionamento, porém sem data de quando isso possa acontecer. Precisamos incentivar a reutilização de água pela população”, afirmou Julinho Lopes.
Outro tema levantado pelo presidente do Consórcio foi a necessidade de intensificar o programa de preservação de mananciais e nascentes: “Precisamos dar atenção para a preservação e recuperação das nascentes. Ajudar o produtor a adotar medidas de proteção do solo e da vegetação”, finalizou Julinho.
Movimento pelo uso eficiente da água
Foi lançada nesta semana a campanha “Movimento PCJ pelo uso consciente da água” com o objetivo de conscientizar moradores e empresários sobre a importância do uso consciente nas tarefas e atividades do dia a dia.
Com o slogan “A água é de todos. A estiagem também”, mais informações podem ser obtidas no site da campanha, no endereço eletrônico: https://movimentopcj.org.br/.