- Meio ambiente, Notícias

Para vereador, mudanças de hábitos podem amenizar impactos da crise hídrica

Compartilhe:

O quanto é difícil mudar a rotina pessoal em prol do bem coletivo? A partir deste questionamento o presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ – rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Julinho Lopes (Progressistas) discursou sobre os problemas que se avolumam em nossa região devido à escassez hídrica. O vereador participou do lançamento do projeto Dispersando Sementes de Conhecimento, realizado na última terça-feira (21/09) em área próxima à Sala Verde do Lago Azul, em comemoração ao Dia da Árvore.

 

Julinho Lopes no lançamento do projeto Dispersando Sementes de Conhecimento no Lago Azul

Defensor de medidas que possam preservar os mananciais, com o objetivo de garantir o abastecimento de água mesmo em períodos de seca, Julinho Lopes fez alerta sobre a situação atual de Rio Claro. “Muitas pessoas insistem em manter os mesmos hábitos, mesmo cientes de que os recursos hídricos neste momento estão diminuindo de forma preocupante”, comentou o parlamentar ao pontuar que cada cidadão deve rever seus atos imediatamente como forma de reduzir o consumo de água em nossa cidade.

Sempre atento ao volume hídrico responsável pelo fornecimento na cidade, Julinho Lopes já levou ao conhecimento do Consórcio PCJ que os rios já apresentam capacidade crítica. “O Ribeirão Claro baixou muito e a situação do Rio Corumbataí não está muito diferente”, disse o vereador. “O risco do fornecimento ser interrompido é real. As pessoas precisam entender isso”, completou ao vereador ao defender que o município adote medidas emergenciais que possam reduzir o consumo.

Entre os mecanismos defendidos por Julinho Lopes, para que a região não sofra nestes períodos de seca, está a construção de uma represa. “Temos de criar uma reserva para a época de estiagem. Não se trata de um caminho fácil mas através da união de esforços conseguiremos atingir esse importante objetivo”, disse o vereador.

Participaram do evento o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação, Edison Andrade, o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Osmar da Silva Junior, o vereador Geraldo Voluntário, entre outros.

O projeto Dispersando Sementes de Conhecimento, que foi idealizado pelo Daae e pelas secretarias de Meio Ambiente, Educação e Habitação, tem como objetivo incentivar a germinação de sementes, conscientizar e sensibilizar a população quanto à importância da arborização, além da proteção dos mananciais.