- Meio ambiente, Notícias

Parlamentar defende pacote de medidas à preservação ambiental

Compartilhe:

A preservação do meio ambiente foi o tema abordado pelo vereador Serginho Carnevale (DEM) no requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. Através deste documento, o parlamentar solicita a união de esforços entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação para que atividades em praças públicas, parques e jardins, voltada para a preservação ambiental, possam ser realizadas no município. “É preciso despertar a coletividade sobre o momento crítico que vivemos”, disse o vereador. “Defendo a realização de oficinas, palestras, cursos, em locais públicos inclusive, para despertar o tema meio ambiente em todas as idades”, acrescentou o vereador.

Serginho Carnevale – Democratas

Devido à escassez hídrica, que castiga a nossa região nesta época do ano e causa estragos pelo mundo, Serginho Carnevale, também através de requerimento busca informações da Prefeitura de Rio Claro sobre o Programa de Monitoramento e Recuperação de Áreas Degradadas ao longo dos rios Corumbataí e Ribeirão Claro.

O vereador observa no documento, que foi firmado um convênio com o Consórcio da Bacia PCJ – rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari e, por este, um Termo de Cooperação com a ONG Jaguatibaia, em 2020. “Esse monitoramento e ação de recuperação ciliar visam além da recuperação de áreas de proteção permanente degradadas, a melhoria da qualidade da água captada e o aumento da disponibilidade hídrica dos mananciais de captação de água para o tratamento e abastecimento”, detalhou o parlamentar.

Outro assunto da área ambiental, Serginho Carnevale busca informações sobre os tipos de lixos coletados nos Ecopontos e o destino final dos mesmos. “Quais destinos finais dos materiais deixados nos Ecopontos e quais tipos são mais descartados pelos munícipes? Este requerimento visa a eficiência do sistema de coleta”, disse o parlamentar no Plenário.

No quarto requerimento, aprovado pelo Legislativo, Serginho Carnevale defende a ampliação da coleta seletiva no município. Para tanto, o vereador busca informações com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente se há parcerias com Cooperativas de Reciclagem e indaga: “Quais? Há interesse de se expandir a coleta seletiva para toda a cidade, para assim sermos um município sustentável?”.