O Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup) se reúne na manhã desta terça-feira, 10, em Piracicaba, para a realização da primeira reunião ordinária. O grupo, formado por vereadores de 25 cidades, passa a discutir demandas comuns em busca de soluções que necessitam do apoio do governo paulista.

Julinho Lopes (Progressistas) vai estar nesta terça-feira na reunião do Parlamento Regional em Piracicaba
Um dos representantes da Câmara de Rio Claro, Julinho Lopes (Progressistas) apresenta ofício no qual solicita apoio do Parlamento Regional para pauta que gera muitas polêmicas no município: o fechamento do acesso ao bairro Fazendinha, na altura do quilômetro 184, próximo à praça de pedágio administrada pelo Eixo SP, concessionária que administra a Rodovia Washington Luiz, e o fechamento no São Bento, no quilômetro 183,2 da mesma rodovia.
“Solicitamos ao Parlamento Regional que interceda junto à Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, para que os acessos sejam reabertos”, assinala Julinho Lopes ao colocar que a Empresa de Transportes LCM, estabelecida no quilômetro 182, bairro Fazendinha, integra o grupo de prejudicados pela decisão tomada pela Eixo SP.
Segundo Julinho Lopes os fechamentos dos acessos não prejudicam somente o setor empresarial, responsável por vários empregos na cidade no setor ceramista. O vereador observa que centenas de pessoas, entre elas muitos proprietários rurais, perderam o direito constitucional de ir e vir com o fechamento do acesso.
“Toda a população que mora ou trabalha nesta região da zona rural tem vivenciado grandes transtornos desde os fechamentos dos acessos. É preciso encontrar solução com urgência. Para isso, o governo paulista precisa interceder já que a concessionária tem posição irredutível”, pontua Julinho.
Com relação ao bairro São Bento, explica o vereador, Artesp e Prefeitura de Rio Claro têm diálogo aberto. Segundo apurou o parlamentar, cabe ao município readequar o projeto de regularização do acesso localizado na altura do quilômetro 183,2 da Washington Luiz. O projeto passará por nova avaliação técnica por parte da concessionária.
O ofício será entregue ao presidente do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano, Gilmar Rotta. Julinho Lopes avalia que muitos assuntos são importantes para a região de Rio Claro, porém enfatiza que a polêmica envolvendo os acessos aos bairros Fazendinha e São Bento deve estar na escala prioritária de debate coletivo.