A Guarda Civil Municipal realizou, neste final de semana, a Operação Saturação com o objetivo de coibir a criminalidade na zona rural e distritos de Rio Claro. A ação foi deflagrada após solicitação encaminhada pelo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Hernani Leonhardt (MDB).

Vereador Hernani Leonhardt acompanhou operação no Distrito de Ferraz
A atividade contou com viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), Equipe Canil, Ambiental, GAM (Grupamento de Apoio com Motocicletas) e de agentes de trânsito. Também foi utilizado o drone Guardião Azul para mapear rotas de fuga e dar suporte à operação.
Segundo informado pelo parlamentar, a operação foi desencadeada após reunião realizada recentemente com o secretário municipal de Segurança, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Sistema Viário, Otávio Balbão. “Estive há cerca de duas semanas com o secretário de Segurança, onde conversamos sobre o avanço da criminalidade na zona rural. Recebo quase diariamente notícias de furtos de gado e assaltos a residências rurais”, comentou o parlamentar.
Hernani destacou ainda que houve um grande planejamento por parte do comando da GCM, que mapeou os principais locais e estradas rurais utilizadas pelos criminosos. “Essa ação não é pontual, ela será periódica e realizada em dias e horários alternados, que não serão divulgados. A GCM realizou um importante trabalho de inteligência, que deverá começar a surtir efeito imediatamente.”, finalizou.
O comandante da Guarda Civil Municipal, GCM Rodrigo Gonçalves, frisou a necessidade de ações coordenadas. “A criminalidade no campo e na cidade se combate com efetividade e inteligência. A Guarda Civil estará sempre à disposição das pessoas de bem de Rio Claro.”
De acordo com o Setor de Estatística, Inteligência e Comunicação Social da GCM, nesse primeiro final de semana foram abordados 16 veículos e cinco pessoas em atitudes suspeitas. Os GCMs realizaram ainda contato pessoal com dezenas de sitiantes.