O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Hernani Leonhardt (MDB), será uma das personalidades condecoradas com a Medalha “Governador Pedro de Toledo” deste ano. A solenidade será realizada na próxima sexta-feira, feriado de 9 de julho, no Obelisco ao Soldado Constitucionalista de 1932, no Parque do Ibirapuera em São Paulo. A honraria é concedida pela Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C. e é regulamentada pelo Decreto Estadual 814 de 26 de dezembro de 1972.
O parlamentar recebeu um documento assinado pelo Diretor Institucional da Sociedade Veteranos, o vereador Sargento Tarcísio, o qual dizia que “a Medalha ‘Governador Pedro de Toledo’ foi criada com o fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e serviços relevantes prestados a São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, tenham-se tornado pessoas dignas de especial distinção, por apoiarem a Epopéia de 1932 e à Sociedade Veteranos de 32-MMDC.”

Hernani Leonhardt – vereador do MDB
Hernani destacou a honra pelo convite recebido. “Foi uma grata surpresa quando recebi o ofício comunicando-me que meu nome havia sido indicado e aprovado pela Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos, além dos Conselho da Medalha e do Conselho Estadual de Honrarias e Méritos para receber esta importante condecoração. Isso demonstra que, de alguma forma, nosso trabalho vem ultrapassando fronteiras e sendo reconhecido. Certamente é um dos momentos mais felizes de minha vida”, finalizou.
A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte. As siglas “MMDC” devem-se às iniciais dos nomes dos quatro mártires da revolução, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que foram assassinados na Praça da República no dia 23 de maio de 1932.