Na última quarta-feira (9), o vereador Thiago Yamamoto (PSD) esteve reunido com Fábio de Lima Leite, professor doutor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para conhecer o programa Futuro Cientista da UFSCar. A equipe Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico e Planejamento também participou do encontro a convite do vereador.

Thiago Yamamoto na reunião representantes da UFSCar e da Prefeitura de Rio Claro
“A educação é uma das principais bandeiras trabalhadas desde o meu primeiro mandato como vereador e nesta segunda legislatura a bandeira da Inovação Tecnológica vem agregar para o desenvolvimento de Rio Claro”, disse o Thiago Yamamoto.
O vereador explicou que o programa é uma Tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil e tem como objetivo propor soluções efetivas de transformação social como a inclusão socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e a educação inclusiva. “A Tecnologia social pode ser entendida como uma séria de ações que promovem interação com a comunidade na busca de soluções para transformação social. O programa Futuro Cientista busca prover condições necessárias para o êxito de jovens promissores e com potenciais talentos que estão situações de vulnerabilidade. O propósito é garantir a eles o acesso da escola até a universidade”, disse Yamamoto.
O programa investe em estudantes de escolas públicas e unidades de acolhimento institucional (antigos orfanatos) respeitando o paradigma de ética, cidadania e democracia. Chamados de “futuros cientistas empreendedores”, os jovens são selecionados por especialistas de acordo com os seguintes critérios: desempenho acadêmico e assiduidade; condição socioeconômica e comportamento.
O vereador destaca que os espaços educativos criados pelo Programa Futuro Cientista nas escolas conveniadas vêm sendo direcionado para aplicação de conteúdo científico e tecnológico, métodos de investigação e raciocínio lógico, além de temas relacionados a valores e relações humanas que são contextualizados com a sociedade contemporânea.
“Esse primeiro encontro foi para que o município, através da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico e Planejamento pudesse conhecer e entender o programa para que possam levar ao conhecimento do prefeito municipal para que seja possível a realização desse projeto em Rio Claro.”, finalizou Thiago Yamamoto.