- Ação Parlamentar, Notícias

Vereadores articulam criação de Parlamento Regional

Compartilhe:

Na última quarta-feira (19), os vereadores Hernani Leonhardt (MDB) e Pastor Diego Gonzalez (PSD) estiveram na sede da União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, onde foram recebidos pelo Presidente da entidade, Sebastião Misiara. O motivo da reunião, de acordo com os parlamentares, foi o início das tratativas para criação de um Parlamento Regional.

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Hernani Leonhardt, o motivo da criação de um Parlamento Regional se dá por conta dos problemas que são comuns a diferentes municípios. “Temos algumas demandas não são exclusivas de Rio Claro. O fechamento da entrada do São Bento, por exemplo, diz respeito a Corumbataí também. Por isso a necessidade da união, para resolver problemas que são comuns a mais de uma cidade.”, destacou.

Hernani citou ainda a importância do trabalho em conjunto dentro de um contexto regional. “Às vezes é muito difícil um único vereador conseguir levar alguma demanda para o Governo do Estado ou Federal. Agora, com a junção de diversos parlamentares representando toda uma região, ganhamos força para cobrar soluções.”

O vereador Pastor Diego Gonzalez reforçou a necessidade da criação do Parlamento. “Rio Claro é uma cidade localizada estrategicamente no coração do Estado. Temos o dever de encabeçar esse movimento, pela importância econômica e cultural de nossa região.”, finalizou.

Segundo Sebastião Misiara, presidente da UVESP, o Parlamento geralmente é composto por, no mínimo, 15 vereadores de diferentes municípios. A UVESP auxilia ainda na elaboração do estatuto, regimento interno e outras ações administrativas que viabilizem os trabalhos.