O vereador Julinho Lopes (Progressistas) e presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ conduziu a 2ª reunião virtual da entidade realizada nesta terça-feira (18) e que teve como objetivo debater os principais temas relacionados ao meio ambiente e que estão em evidência.

Vereador Julinho Lopes (Progressistas)
Dentre os assuntos, está o projeto de lei 251, do governo estadual, que dispõe sobre a criação de unidades regionais de saneamento básico e está gerando preocupações aos comitês e ao Consórcio PCJ por não considerar as bacias hidrográficas de cada região, entre outros pontos.
Neste sentido foi decidido que os integrantes do conselho fiscal irão contatar os deputados os quais possuem diálogo estreito, visando apresentar propositura para prorrogação do prazo estabelecido no Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020) sobre a aprovação do projeto 251.
Para fortalecer ainda mais este pleito, o vereador participou à tarde do lançamento da Agenda Legislativa dos operadores privados em Saneamento de 2021, que debate os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.
Outro assunto abordado por Julinho Lopes na reunião do Conselho Fiscal foi sobre o aprimoramento da comunicação interna das ações do Consórcio PCJ e as prefeituras e Câmaras. “Com o alinhamento das informações os resultados são mais eficientes. Em Rio Claro, por exemplo, está em andamento o reflorestamento em alguns pontos da área rural. Como vereador atuante nas questões ambientais, estou à disposição para ser um interlocutor e intermediador dos proprietários rurais”.