- Notícias, Segurança

Vereador defende tecnologia a favor da segurança no comércio

Compartilhe:

Na busca por mecanismos que possam aumentar a segurança das pessoas que atuam no comércio, Julinho Lopes (Progressistas) esteve em Araras na última segunda-feira (19). O objetivo da visita foi conhecer o aplicativo lançado na vizinha cidade. O vereador esteve com o secretário municipal de Segurança de Araras, Reginaldo Fernando Chieregatto que explicou como o sistema foi implantado bem como a sua forma de utilização.

Vereador Julinho Lopes e o secretário municipal de Segurança de Araras, Reginaldo Fernando Chieregatto

De acordo com o secretário Chieregatto, o app funciona como uma linha direta entre o comerciante e a Guarda Municipal no momento em que suspeita de atitude suspeita de indivíduos nas imediações de seu estabelecimento.

“Ao perceber qualquer atitude suspeita, o comerciante ou funcionário aciona o que denominamos de Botões do Pânico através do aplicativo”, pontua o secretário. Dessa forma, detalha Chieregatto, a Guarda Municipal será imediatamente acionada para se dirigir ao local. “Os botões são separados por situações pelas quais os comerciantes estão passando, para que a GCM saiba exatamente o cenário que encontrará”, completou o secretário.

Por entender que a troca de experiências positivas é de fundamental importância para que a segurança regional seja fortalecida, Julinho Lopes, na sessão ordinária da última segunda-feira (19), apresentou requerimento para que a Prefeitura implante o aplicativo em Rio Claro. “Já conversei previamente com o secretário municipal de Segurança Otávio Balbão sobre o assunto. Destaquei que o requerimento está sendo encaminhado de forma oficial para dar sequência aos trâmites necessários”, observa o parlamentar.

O vereador ainda esclarece que vai agendar nova visita em Araras para que a Secretaria de Segurança de Rio Claro conheça o aplicativo e estude a sua viabilização.