- Notícias, Saúde

Ações para o combate à pandemia são requeridas por vereador

Compartilhe:

O vereador Serginho Carnevale (DEM) protocolou três requerimentos na última Sessão Ordinária (12), nos quais pede que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) execute ações que possam ajudar no combate à pandemia no município.

Vereador Serginho Carnevale (DEM)

Uma das solicitações do vereador foi para que a vacinação contra a Covid-19 se estenda aos sábados por meio de parcerias firmadas com instituições de ensino que têm o curso de Enfermagem na grade.

“A expectativa é de que, no mês de abril, o município receba um número expressivo de doses e a vacinação em massa é uma estratégia importantíssima no combate à doença. Rio Claro possui faculdades e escolas de Enfermagem que podem somar esforços com os profissionais que já estão trabalhando para vacinar a população”, disse o vereador.

Em outro requerimento, Serginho citou a cidade de Campo Grande (MS) onde forma adotadas estratégias para que não haja desperdício de doses da vacina: “Campo Grande está fazendo cadastro nas unidades de saúde para munícipes acima de 18 anos. Ao final do dia, caso exista sobra, os profissionais entram em contato com as pessoas da lista para que possam ser imunizadas e, assim, evitar o desperdício”, explicou ele ao afirmar que a ação também é benéfica para evitar os ‘’fura-filas’’.

Outra ação cobrada pelo vereador à autarquia é a disponibilização de um canal para o cadastramento de profissionais da saúde, com o objetivo de se voluntariar para ajudar os trabalhadores da linha de frente. Serginho conta que outras cidades já adotaram essa prática e que vem sendo procurado em seu gabinete por enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais que estão dispostos a ajudar.