Buscar mecanismos para que as barreiras impostas pela Pandemia não afetem de forma significativa a saúde física e mental das pessoas. É a partir deste ponto que o vereador Moisés Marques (Progressistas) coloca o tema em debate através do Projeto 07/2021 que deu entrada na sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira, 8/2.
A proposta reconhece no âmbito municipal o profissional de educação física como multiplicador de saúde. Na avaliação de Moisés Marques, o projeto alinha Rio Claro com a lei estadual sancionada no ano passado em Santa Catarina que reconheceu a essencialidade deste serviço. A medida ecoou do Sul e agora também é realidade em cidades paulistas como Santos, Piracicaba, Mogi das Cruzes, Franca e Ourinhos, entre outros. Municípios dos Estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso Sul também aderiram a proposta.
“Defendo a prática de exercícios físicos, em estabelecimentos públicos e privados, como suporte ao trabalho realizado pelos profissionais da área de Saúde”, comenta o vereador. “Considero como inadmissível o fechamento de academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, artes marciais, escolas de futebol e demais modalidades”, acrescenta Moisés ao salientar que todas as medidas sanitárias devem ser rigorosamente respeitadas.
Agora, o projeto segue para análise das Comissões Permanentes do Legislativo bem como para a Procuradoria Jurídica da Casa.