Na noite de terça-feira (19), os vereadores que compõe a Mesa Diretora da Câmara Municipal: José Pereira dos Santos (PSD) presidente; Hernani Leonhardt (MDB), vice-presidente; Adriano La Torre (Progressistas), 1º secretário; e Julinho Lopes (Progressistas), 2º secretário, participaram de uma live no Rio Claro Grupo do Facebook sobre o comando de Renato Hoffmann e Cesar Borgi com o tema Mesa Diretora e Uma Nova Gestão.
“Iremos fazer uma gestão participativa com o trabalho conjunto dos 19 vereadores. A Câmara tem como missão trabalhar para ajudar a desenvolver Rio Claro”, afirmou José Pereira, que desde o início do mandato como presidente defende que a gestão da Mesa Diretora seja democrática e atue com a participação de vereadores e funcionários.
Outro tema discutido durante a live foi a atuação dos vereadores no município. Hernani Leonhardt lembrou que o vereador é o representante mais próximo do povo por, no seu dia a dia, ter a oportunidade de acompanhar de perto os desafios dos bairros e dos munícipes. Hernani também destacou a importância do papel exercido pelos vereadores no trabalho de captar recursos financeiros junto aos governos estadual e federal para o crescimento e progresso da cidade.
A retomada das sessões ordinárias também foi um dos assuntos da live. Julinho Lopes destacou a importância da entrada do Plano Diretor: “uma das primeiras tarefas da Casa será a votação do Plano Diretor. Precisamos readequá-lo para dar início a obras, como a ETA 1”, disse. Pereira confirmou a retomada das sessões no dia 1º de fevereiro e lembrou que devido a pandemia de Covid-19 é preciso que a orientação de distanciamento social seja respeitada, evitando aglomerações no Plenário. As sessões também podem ser acompanhadas pela população pelo canal da Câmara no Youtube.
Durante a live foram exibidos vídeos com perguntas para a Mesa por profissionais e pessoas com representatividade. Alexandre Perinotto, diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, falou sobre o grupo de pesquisadores da Unesp que realizam pesquisas e convidou a Câmara para uma reunião junto a esse grupo para formar uma frente de combate. Francisco Quintino, presidente do Sindicato dos Químicos, também falou sobre Covid-19, perguntando a posição da Câmara em relação à vacinação. A Mesa se mostrou favorável e informou que todos os gabinetes estão empenhados em esclarecer todas as dúvidas da população além de estarem disponíveis para dar todas as orientações que se fizerem necessárias.
José Roberto Gnecco, professor da Unesp, trouxe uma reflexão sobre o progresso e crescimento de Rio Claro e Adriano La Torre lembrou que os trabalhos nesse sentido já tiveram início na semana passada, quando a Mesa Diretora e representantes do Executivo junto com o prefeito Gustavo Perissinoto estiveram na Acirc, em reunião com o presidente Antonio Carlos Beltrame.
Nelson Trivelato, presidente do Conselho Consultivo Observatório Social trouxe uma pergunta sobre a transparência da gestão pública. O presidente do legislativo informou que a Mesa Diretora já deu início a um trabalho de revisão de todos os contratos da Câmara o que foi reforçado pelo vice-presidente, Hernani Leonhardt, de que o objetivo é reduzir custos.
Também participaram da live Mozart Ferreira, presidente da OAB e o advogado Alcir Russo.