Está em tramitação desde o último dia 20, na Câmara Municipal de Rio Claro, o Projeto de Lei 077/2020, de autoria do vereador André Godoy, que estabelece a criação do “Muro da Gratidão”, com a finalidade de homenagear os profissionais da área da saúde e pesquisa, bem como qualquer pessoa que tenha contribuído no combate à pandemia da Covid-19 no Município.
Segundo a proposta, o “Muro da Gratidão” deverá ser instalado em espaço público e com dimensões que permitam a inscrição do maior número de nomes possível. “A exemplo de outras cidades brasileiras, Rio Claro enfrenta um momento delicado por conta da pandemia da Covid-19. Diariamente, vidas são perdidas em virtude da doença, o que enluta famílias e causa medo em toda sociedade”, destaca André Godoy na justificativa.
“Para tentar amenizar esta situação, muitos profissionais da área da saúde, mesmo sob o risco de contaminação, permanecem na linha de frente de combate ao novo coronavírus, o que tem sido decisivo para evitarmos um quadro ainda mais catastrófico”, pontua o vereador. “Não podemos ignorar também a atuação de cientistas empresários e entidades que, movidos pelo espírito solidário, contribuem com pesquisas, doações financeiras ou voluntariado na busca de soluções para a maior crise sanitária dos últimos 100 anos”, complementa Godoy, que inspirou-se em projeto semelhante – já transformado em lei – apresentado na Câmara de Limeira pelo vereador José Farid Zaine, nascido em Corumbataí e que possui muitos familiares em Rio Claro.