O presidente da Câmara Municipal de Rio Claro (SP), André Godoy (DEM), visitou o Programa Interlegis para retomar os contatos com a instituição, com o objetivo de levar ações de capacitação para a casa legislativa. Reeleito para o biênio 2019/2020, Godoy teve a oportunidade de recepcionar, no ano passado, um evento promovido pelo Interlegis, em parceria com outros órgãos do Senado, na ocasião, uma oficina voltada às mulheres.
“Agora, queremos multiplicar estas atividades; por isso viemos para ver, neste contato, quais opções poderemos levar para a nossa Câmara, como por exemplo, desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, gratuitas e abertas aos cidadãos e servidores públicos” – disse ele, que estava acompanhado do vereador Adriano La Torre (Progressistas).
Uma das ideias é reforçar a Escola do Legislativo. Neste sentido, Dalva Dutra, da área de eventos do Interlegis, que recebeu os vereadores, sugeriu o contato com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), que é presidida por um ex-funcionário do Senado, Florian Madruga, que atualmente presta serviço voluntário à instituição.
Dalva Dutra também mostrou aos vereadores o leque de produtos e serviços que o Programa Interlegis tem a oferecer – todos disponibilizados gratuitamente – para a Câmara. No caso de Rio Claro, embora possua convênio com o Programa, ela apenas utiliza o chamado domínio do Legislativo na internet (.leg.br). Entre eles, há o Portal Modelo para internet, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o e-Democracia, o e-mail legislativo e uma série de Oficinas em áreas como Cerimonial, Marcos Jurídicos, Licitação e Contratos, Câmara Verde, entre outros.