- Notícias, Trânsito

Em seminário, desafios de Rio Claro na mobilidade são expostos

Compartilhe:

O que fazer diante de um número crescente de veículos que circulam em estruturas viárias que não comportam tal realidade? A partir deste questionamento, políticos e especialistas do setor de trânsito estiveram reunidos na última segunda-feira, 9/4, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Alesp, no Seminário de Mobilidade Urbana.

Adriano La Torre e o deputado federal Fausto Pinato na Alesp

A Câmara de Rio Claro foi representada por Adriano La Torre (Progressistas) que na oportunidade externou os desafios do município nesta área. Ruas estreitas, principalmente na área central, congestionamentos diários nos horários de pico no acesso à zona sul via Avenida Tancredo Neves e problemas no pavimento desgastado foram alguns dos pontos abordados pelo vereador no seminário. “Ao discutir a mobilidade urbana estamos em busca de alternativas que possam melhorar o tráfego nas cidades paulistas. Com o crescimento da frota automotiva, os problemas no trânsito crescem a cada dia”, disse La Torre ao salientar que a discussão precisa ser ampliada de forma regionalizada através das aglomerações urbanas.

Os trabalhos na Alesp foram conduzidos pelo deputado federal Fausto Pinato (Progressistas) que é relator da Comissão Especial responsável pela análise da Medida Provisória 818/18, em tramitação no Congresso Nacional, que altera o Estatuto da Metrópole e a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Pinato considera importante a conversa entre municípios para produzir projeto comum nas regiões populosas. “Queremos criar isso aqui em São Paulo. Com essa reunião, tentamos destravar burocra­cias e dar andamento a projetos de mobilidade urbana”, disse.

Também participaram do seminário no Auditório Paulo Kobayashi a senadora Marta Suplicy, deputado federal Arnaldo Faria de Sá, deputados estaduais João Caramez, Barros Munhoz, Itamar Borges e Gilmaci Santos , o assessor especial da presidência da República Diego Tinoco, a analista em infraestrutura do Ministério das Cidades Marta Martorelli e o pesquisador em mobilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Rafael Calabria.