Ao ampliar o número de leitos e a oferta de serviços no atendimento de saúde da região, o Hospital Regional de Piracicaba – “Zilda Arns” também beneficiará parcela da população de Rio Claro que depende de vagas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A observação é do vereador Adriano La Torre (Progressistas), que participou da inauguração do novo hospital público que será referência em média complexidade cirúrgica.
Inaugurado com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Saúde, David Uip, o Hospital Regional possui 138 leitos, sendo 84 de internação, 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 27 de cuidados mínimos e sete de Hospital-Dia.
“Como os encaminhamentos dos pacientes serão feitos pelos municípios, é importante que a Secretaria Municipal de Saúde através da Central de Regulação do SUS agilize os contatos com o DRS-X para verificar as vagas disponíveis no Hospital Regional aos pacientes rio-clarenses que precisam desses serviços” – comenta La Torre, ao lembrar que entre os vários problemas enfrentados por Rio Claro está a baixa oferta de leitos para internações.
La Torre considera importante uma atuação permanente no sentido de cobrar e ajudar o prefeito Juninho da Padaria a promover melhorias na saúde. “Temos feito isso na Câmara Municipal, seja através de contatos nas esferas estadual e federal, seja através do programa Mais Saúde para o qual o Legislativo repassou R$ 1 milhão” – destaca.
Além das autoridades já citadas, a inauguração do Hospital Regional contou com a participação do prefeito de Piracicaba Barjas Negri, dos deputados estuais Aldo Demarchi e Roberto Morais, além do reitor da Unicamp Marcelo Knobel.