- Esporte, Notícias

Na Reitoria da Unesp, Rio Claro busca apoio à pista de atletismo necessária aos Jogos Abertos

Compartilhe:

Comitiva Rio Claro formada pelo presidente da Câmara André Godoy, secretário de Esportes e Turismo Ronald Penteado e o deputado Aldo Demarchi com representantes da Unesp na Reitoria em São Paulo

A confirmação de que Rio Claro vai sediar a 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, no próximo ano, entre os dias 18 e 29 de setembro, leva a Prefeitura de Rio Claro com apoio da Câmara Municipal a iniciar o trabalho que visa estruturar o evento.

Um dos itens necessários à realização do maior evento esportivo amador da América Latina, em Rio Claro, refere-se à pista de atletismo com dimensões profissionais. Diante do desafio, comitiva local formada pelo secretário municipal de Esporte e Turismo (Setur), Ronald Penteado, presidente da Câmara de Rio Claro André  Godoy e o deputado Aldo Demarchi esteve na Reitoria da Unesp, em São Paulo, na manhã da última terça-feira, 28/9.

Na pauta, a possibilidade de se implantar a nova pista de atletismo, na universidade localizada no bairro Bela Vista através de recursos dos governos federal e estadual. “A Unesp já conta com pista de atletismo. Para ser utilizada nos Jogos Abertos ela precisa ser redimensionada para padrão profissional. Estamos em busca de alternativas que possam viabilizar esta obra e desta forma já garantir que Rio Claro tenha a partir dos Jogos 2018 local apropriado para testes físicos e treinamento de alto rendimento”, citou o presidente André Godoy ao enfatizar que a universidade conta com renomado curso de Educação Física no município.

Vice-reitor da Unesp, Sérgio Roberto Nobre, que participou da reunião acompanhado de equipe técnica da universidade, parabenizou Rio Claro por garantir a realização dos Jogos Abertos 2018. Externou que apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, a universidade vai abrir suas portas disponibilizando equipamentos e praças esportivas à realização do evento. “Vamos acompanhar esta comitiva na reunião a ser realizada com o governo paulista para reafirmar a importância do investimento”, disse Nobre referindo-se à pista de atletismo.

Ronald Penteado, que esteve com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em Santo André neste mês, data em que foi confirmado Rio Claro como cidade-sede 2018, assinala que a realização dos jogos vai deixar um legado. “Começamos pela pista de atletismo, vamos em busca de recursos para que o município possa se fortalecer no que diz respeito a reformas e ampliações de instalações esportivas”, disse o secretário na reunião. “A pista de atletismo é fundamental”, frisou.

Na avaliação do deputado Aldo Demarchi é possível construir caminho à implantação da referida pista através de emenda parlamentar ou de ação conjunta envolvendo os governos federal e estadual. “Vamos discutir este assunto com o Geraldo Alckmin. O governador vai nos ajudar a encontrar a melhor alternativa à fortalecer este evento que é da Secretaria Estadual de Esportes”, ressaltou.

Também participaram da reunião, pela Unesp: José Roberto Ruggiero (assessoria de Planejamento); César Brandão (engenheiro); Alexandre Perinotto (diretor do IGCE), José Roberto Gnecco (Comissão da Lei de Incentivo ao Esporte); Carlos Vergane (chefe de Gabinete) e Carlos Alberto Anaruma (Unesp Rio Claro). Professor Valter Gama, responsável pela Comissão de Organização dos Jogos Abertos de Rio Claro em 1986 também esteve presente.