A Comissão Parlamentar de Inquérito, criada pela Câmara Municipal de Rio Claro com a finalidade de investigar denúncias de supostas irregularidades envolvendo o Aterro Sanitário do Município, realizou na tarde desta quarta-feira (04) a sua primeira reunião para instalação dos trabalhos que se estenderão pelo prazo de 90 dias.
Na reunião o vereador e líder da bancada do Democratas, Val Demarchi, foi eleito para a presidência da CPI. Como relator foi eleito o vereador Thiago Yamamoto (PSB), que será responsável pela redação do parecer final que, uma vez aprovado pela comissão, dará origem a um Projeto de Resolução que será levado à votação pelo plenário da Casa.
De acordo com o presidente da CPI, Val Demarchi, a partir da próxima reunião será definido um cronograma e um roteiro de trabalho, que entre outros procedimentos deverá incluir a requisição de documentos, convocação de testemunhas para depoimento, vistorias e outras iniciativas dentro das prerrogativas da comissão.
A reunião contou com a participação de 15 vereadores. As três ausências foram devidamente justificadas: Maria do Carmo Guilherme (PMDB) devido a agenda de trabalho em Brasília; Anderson Christofoletti (PMDB), em viagem a São Paulo; e Paulo Guedes (PSDB), submetido a sessão de fisioterapia devido a acidente de trânsito.
Integrada por 18 vereadores, a CPI foi constituída na sessão ordinária do último dia 25 de setembro. Pelo Regimento Interno da Câmara, o presidente André Godoy não participa da comissão.