- Notícias

Prevenção ao suicídio reúne estudantes, entidades sociais e profissionais da saúde

Compartilhe:

O evento também teve a participação dos vereadores Thiago Yamamoto, Geraldo Voluntário e Anderson Christofoletti.

Setembro foi o mês de promover a valorização da vida e mostrar que é possível falar abertamente sobre o suicídio. Na última quinta-feira (28), foi realizado o I Seminário de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, no auditório I do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). O evento integrou ações da Fundação Municipal de Saúde, Centro de Valorização da Vida (CVV), Câmara Municipal e contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas.

Entre o público presente, alunos da Faculdade Anhanguera e ETEC Bayeux, entidades sociais e a presença de profissionais da rede de saúde do município. Os palestrantes Juliana Cristina da Silva, Karen Batista e José Esteves partilharam estatísticas, formas de prevenção e seus conhecimentos e experiências intrínsecas acerca do tema. O evento também teve a participação dos vereadores Thiago Yamamoto (PSB), Geraldo Voluntário (DEM) e Anderson Christofoletti (PMDB).

“Para os próximos anos serão ampliadas as discussões sobre o assunto a partir da aprovação de um Decreto de Lei que deu entrada na Câmara Municipal neste mês, em que cria a Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo”, enfatizou Geraldo Voluntário.

Para Anderson Christofoletti , “quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida”.

Thiago Yamamoto, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, ressaltou que “dentre 10 pessoas que cometem suicídio, nove destes poderiam ser evitados se houvesse o diálogo e se nós fizéssemos nosso papel como agente de esperança”. Ao encerrar o evento, o vereador concluiu: “informar e conscientizar a população sobre os cuidados que todos devem ter com sua saúde mental, se torna essencial, principalmente por ser um problema de saúde pública com crescente número de vítimas em todo país”.

Setembro Amarelo

É uma campanha de conscientização incentivada pela Organização Mundial da Saúde sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de desmistificar e alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações acerca do tema.