
Plantio de mudas de árvores contou com 60 crianças e autoridades na Feena
Secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin esteve em Rio Claro na última sexta-feira, 22, onde cumpriu agenda extensa. Acompanhado do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, secretário municipal de Esporte e Turismo Ronald Penteado e vereadores Julinho Lopes (PP) e Adriano La Torre (PP), o representante do governo paulista nas questões ambientais esteve pela manhã na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a FEENA.
No primeiro compromisso, ainda pela manhã, o secretário esteve no ato que marcou a reinauguração da ponte reconstruída através de parceria com a empresa Prema. “Trata-se de antiga reivindicação da comunidade que utiliza esta importante área verde. A partir de hoje, a ponte volta ser realidade”, comentou o vice-presidente da Câmara Julinho Lopes que atua no grupo responsável pela atividade denominada Família na Floresta com o objetivo de aproximar cada vez mais a comunidade da floresta.
Na seqüência o secretário Brusadin, acompanhado das autoridades do município, funcionários da Fundação Florestal e 60 crianças realizou o plantio de mudas de jequitibá, cedro-rosa e algodoeiro, na Trilha da Coleção de Eucaliptos. Brusadin foi conhecer ainda a casa que abrigará provisoriamente a sede da FEENA, que passará por obras emergenciais
À tarde, o governo transformou Rio Claro na sede paulista de ações ambientais ao realizar etapa do Programa Município Verde Azul, o PMVA, nas dependências do Floridiana Tênis Clube. Representantes de mais de 500 cidades lotaram o local onde foi feita a entrega dos certificados.
Rio Claro, com 60,09 pontos apareceu na posição número 50 da lista dos 100 municípios paulistas contemplados. O crescimento da cidade no que diz respeito às questões ambientais, pelas ações que vem desenvolvendo neste ano, merece destaque de acordo com a equipe técnica do governo paulista. O desempenho no ano passado levou Rio Claro a ter 12 de pontuação, o que inviabilizou a certificação na etapa de análise realizada no primeiro semestre deste ano.
“Através do Família na Floresta, entre outras atividades, estamos revertendo este quadro que era negativo para a nossa cidade”, comentou o responsável pela Setur, Ronald Penteado. “A partir desta certificação, Rio Claro reencontra o caminho do crescimento e da sustentabilidade que certamente nos permitirá em pouco tempo disputar recursos que o governo paulista destina às cidades, através do PMVA, de igual para igual com qualquer outro município”, acrescentou.
Presidente da Câmara Municipal, André Godoy também integrou a bancada principal da solenidade no Floridiana Tênis Clube. Ao avaliar a conquista do certificado, ele afirmou: “Sempre falo: trabalho sério e transparente resulta em conquistas. Quero aqui parabenizar todos os funcionários da atual administração que não pouparam esforços para que hoje Rio Claro pudesse figurar entre as 100 primeiras das 645 cidades paulistas que pleiteavam a certificação”, disse.
O prefeito Juninho da Padaria discursou na mesma rota ao enfatizar que a administração municipal tem entre as prioridades de governo a preservação do meio ambiente bem como a busca por avanços no setor. “A realização do Programa Município Verde Azul em Rio Claro ratifica o alinhamento do nosso trabalho com o governo do Estado“, finalizou.