
Atividade no Sesi, na última quinta-feira, 21, incluiu interação entre os participantes com aula de vôlei sentado
A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência 2017 vai encerrar-se neste domingo, 25, com diversas atividades nas dependências do Lago Azul. De acordo com o vice-presidente da Câmara de Rio Claro Julinho Lopes (PP) as ações terão início às 9 horas com a palestra intitulada “Vida Saudável na Deficiência” com o professor Bruno Nascimento Alleoni no Lago Azul ao lado da pista de skate.
Às 10 horas, na quadra poliesportiva também do Lago Azul vai acontecer a apresentações musicais Power Soccer Blue Angels da ONG Mais Forte que a Deficiência e Projeto Basquete Sobre Rodas do Sest Senat e Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, a Setur.
“Gostaria de agradecer todas as pessoas e entidades que nos últimos sete dias participaram de alguma forma da programação desenvolvida para chamar a atenção da comunidade sobre a importância de se debater e quebrar barreiras que ainda tornam mais difícil o dia a dia dos deficientes e pessoas que possuem algum tipo mobilidade reduzida”, enfatiza Julinho Lopes.
Na última quinta-feira, 21, dentro da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, foi realizada oficina de vôlei sentado através do professor Ronaldo Gonçalves do Sesi-Suzano, profissional com 20 de experiência na área no Sesi. A palestra foi acompanhada por deficientes, professores e grupos de terceira idade.
Ronaldo Gonçalves citou sua trajetória profissional, que inclui o trabalho realizado em Suzano, celeiro paraolímpico brasileiro, e, apresentou depoimentos de duas atletas medalhistas no Rio 2016. No encerramento, aconteceu interação entre os participantes que aprenderam na prática o que é o vôlei sentado.
Titular da pasta de Esporte e Turismo no município, Ronald Penteado observa que o esporte é uma grande ferramenta social. “Com o trabalho iniciado neste ano, constatamos a inexistência dos esportes paraolímpicos, dentro da Setur. Nosso dever de oferecer a possibilidade das pessoas com deficiência praticar alguma atividade física, e, vamos trabalhar com esse pensamento de inclusão, sempre”, afirmou o secretário.