
A abertura oficial da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi realizada segunda-feira, 18, no Shopping Rio Claro
A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência 2017 terá seqüência nesta terça-feira, 19, às 8h30, nas dependências do Lago Azul com piquenique inclusivo, oficinas e atividades esportivas. O ponto de acesso situa-se na Rua 2-A entre as Avenidas 32 e 42, na Vila Aparecida.
A programação teve início no último domingo, 17, com a 1ª Corrida e Caminhada Mais Forte que a Deficiência na Avenida Presidente Kennedy. O evento esportivo deu a largada aos trabalhos que vão se desenvolver no município, em prol da igualdade de direitos, até o próximo sábado, 24.
A abertura oficial da semana foi realizada na tarde de segunda-feira, 18, no Shopping Rio Claro. Na oportunidade, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria anunciou apoio à Associação de Surdos ciente de que a sede própria é a principal reivindicação da entidade. “Esta é uma causa justa, pessoas que trabalham em prol da comunidade. Vamos avançar com o assunto”, salientou.
Autor da lei 4232/2011 que institui a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Rio Claro, o vice-presidente da Câmara Julinho Lopes agradeceu o apoio do governo paulista, através da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, Prefeitura e Câmara de Rio Claro e entidades participantes.
Em sua fala, Julinho Lopes destacou conquistas devido ao apoio da atual administração municipal como a criação da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, hoje ocupada por Paulo Meyer, e agora o anúncio feito pelo prefeito Juninho da Padaria de apoiar a Associação dos Surdos que conta com reivindicação em prol da sede própria. “Em Rio Claro, a luta para quebrar barreiras já dura oito anos e agora começamos a contabilizar avanços”, disse o parlamentar.
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, frisou Julinho Lopes, possibilita ampliar o debate para que os deficientes e pessoas com mobilidade reduzida possam ter oportunidades iguais seja na área escolar, social ou trabalhista. “Vamos realizar o Circuito Inclusivo, para que a mobilização não se limite à semana de programação especial, e em dezembro realizaremos mais uma edição da Virada Inclusive”, disse o vereador como forma de manter a acessibilidade, a busca por vagas no mercado de trabalho, a atividade física nas escolas para todos, entre outros temas, na pauta permanente de debate.
Programação
“A Linguagem dos Eternos” é o tema da apresentação musical marcada para a quarta-feira, 20, no Buffet Triste II na Avenida Saburo Akamine, número 730, no Jardim Wenzel. A atividade estará a cargo do Grupo Autista Rio Claro que tem à frente a musicoterapeuta holística Aline Juca de Araújo.

A abertura oficial da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi realizada segunda-feira, 18, no Shopping Rio Claro
No dia 21, de acordo com os organizadores, a Semana da Pessoa com Deficiência conta com três programações. Às 14 horas, no Central Park, na Avenida 1, número 1030, Centro, palestra com a professora Cláudia Cury que vai abordar o tema “Inteligência emocional nas relações humanas e respeito às diferenças”. No mesmo local, a partir das 19 horas, a professora irá retomar o tema. Às 14 horas, no Sesi Rio Claro, localizado na Avenida M-29, 441, Jardim Floridiana, o técnico da Seleção Ronaldo Gonçalves de Oliveira será o responsável pela palestra intitulada “Metodologia Sesi Paradesporto e Apresentação do Vôlei Sentado”.
No dia 22, sexta-feira, será realizado o café da manhã Vivência com profissionais da área no Centro de Equoterapia localizado na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Feena, a partir das 8 horas. A programação terá seqüência às 14 horas com a palestra da jornalista Maria Isabel da Silva sobre a Lei Brasileira de Inclusão, a LBI, no Centro Cultural Roberto Palmari. A abertura estará a cargo da apresentação do Grupo de Teatro Talento da APAE.
No dia 23, sábado, das 9 às 16h30, no Sesi Rio Claro a professora e árbitra Carla da Mata e Alessandro Tosin vão abordar os fundamentos do Goalball. Às 14 horas, palestra com Ana Cláudia Brandão, do Hospital Albert Einstein, no auditório do Colégio Puríssimo com o tema “Cuidados com as crianças e adolescentes com síndrome de Down”. Entrada um litro de leite que será destinado ao GACC.
A programação 2017 vai encerrar-se no sábado, dia 24, com duas programações. Às 9 horas, palestra intitulada “Vida Saudável na Deficiência” com o professor Bruno Nascimento Alleoni no Lago Azul ao lado da pista de skate. Às 10 horas, na quadra poliesportiva também do Lago Azul vai acontecer a apresentações musicais Power Soccer Blue Angels da ONG Mais Forte que a Deficiência e Projeto Basquete Sobre Rodas do Sest Senat e Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, a Setur.