
Secretário municipal de Saúde Djair Francisco explicou como o programa vai funcionar em Rio Claro a partir do próximo mês
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou reunião técnica de trabalho com os vereadores na tarde de quinta-feira, 24, no Gabinete do Executivo. A aproximação da chegada das Carretas da Saúde que serão utilizadas dentro programa Mais Saúde, no Espaço Livre da Avenida Visconde, motivou o encontro.
Na oportunidade, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, agradeceu o apoio da Câmara Municipal e parabenizou a FMS pela iniciativa por entender que os vereadores vão atuar como agentes multiplicadores de informação.
“A expectativa pelo programa Mais Saúde cresce a cada dia na cidade. É preciso orientar a comunidade de forma correta quais serão os procedimentos para que as pessoas possam ser atendidas”, comentou Juninho da Padaria. “Foi elaborada uma cartilha que explica passo a passo. Solicito o apoio da Câmara para que a divulgação possa surtir o efeito esperado”, acrescentou o prefeito.
Juninho da Padaria destacou ainda a importância a devolução feita pela Câmara no valor de R$ 1 milhão para que o município pudesse ter condições de honrar os compromissos nesta fase de implantação do programa. O prefeito assinalou também que por solicitação dos parlamentares a Prefeitura vai implantar a Linha Saúde para garantir de forma gratuita o transporte das pessoas do terminal de ônibus central para o Espaço Livre da Visconde garantindo também o retorno de forma ágil e segura.
O presidente André Godoy avalia que a devolução de recursos foi uma forma encontrada pela Câmara para contribuir com o esforço feito pela administração municipal para que o Mais Saúde se tornasse realidade. “O país vive crise financeira histórica, as receitas reduzem mês a mês e mesmo assim o prefeito Juninho da Padaria coloca em prática projeto esperado pela comunidade de Rio Claro há muito tempo”, disse André. “Não tenham dúvidas que a procura por informações dos atendimentos médicos será intensa na Câmara. Vamos orientar todos os gabinetes para que as pessoas possam sanar dúvidas e desta forma buscar o caminho correto para garantir a atenção esperada através deste novo serviço”, acrescentou.
A reunião foi coordenada pelo secretário municipal de Saúde, Djair Francisco e contou também com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde Domingos de Almeida e dos vereadores Luciano Bonsucesso (PR), Julinho Lopes (PP), Paulo Guedes (PSDB), Val Demarchi (DEM), Geraldo Voluntário (DEM), Yves Carbinatti (PPS), Adriano La Torre (PP) e Hernani Leonhardt (PMDB). Os demais vereadores foram representados por seus assessores.
A apresentação do Plano de Implantação do programa Mais Saúde foi feita pela diretora de Gestão do SUS (UAC) da FMS Eleny Freitas de Almeida. Ela observou que as carretas vão chegar em Rio Claro no próximo dia 29 e que os atendimentos ao público devem começar no dia 20 de setembro.