- Cultura, Notícias

Vereadores unem esforços em busca de recursos para Cultura

Compartilhe:

Os vereadores Val Demarchi e Geraldo Voluntário, integrantes da bancada do Democratas na Câmara Municipal, compuseram uma comitiva de Rio Claro que, com o apoio do deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), uniu esforços com o Executivo para o encaminhamento de várias reivindicações junto ao Governo do Estado, consideradas relevantes para a política cultural do município.

Acompanhados pelo prefeito João Teixeira Junior – o Juninho da Padaria – e pela secretária municipal de Cultura Daniela Ferraz, os parlamentares estiveram reunidos com o secretário estadual de Cultura, José Luiz Penna, em audiência que reforçou o bom relacionamento existente hoje entre o município e o governo estadual, o que propicia a troca de experiências e abre caminho para a realização de diversos projetos.

Os primeiros benefícios da força-tarefa pela cultura já podem ser constatados nas quatro bibliotecas da cidade (Gabinete de Leitura, Centro Cultural, Cervezão e CEU Mãe Preta), que aumentaram o acervo colocado à disposição da comunidade com a chegada de 613 novos livros, enviados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo para promover a democratização do acesso à informação, ao livro e à leitura.

Para Val Demarchi e Geraldo Voluntário, a reunião foi extremamente positiva e mostrou a união do Executivo e do Legislativo, tanto na esfera municipal quanto estadual, em prol da Cultura. Na avaliação de Juninho e Aldo, a aproximação e a nova dinâmica de relacionamento com o Governo do Estado, abrem a possibilidade de novas conquistas para Rio Claro em todos os setores.

Reivindicações

Durante a reunião com Penna, o prefeito, a secretária e os vereadores realçaram a importância para Rio Claro de algumas demandas previamente enviadas a Secretaria Estadual de Cultura pelo deputado.

A solicitação de recursos para reinstalação de acervo do Museu Histórico e Pedagógico de Rio Claro “Amador Bueno da Veiga” e o pedido de apoio técnico periódico para organização e manutenção da Pinacoteca Municipal “Pimentel Junior” de Rio Claro, estiveram entre as reivindicações.

Duas restaurações de imóveis tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) também fizeram parte da pauta discutida com o secretário. A primeira, referente ao Casarão de Grão Mogol, localizado na Fazenda Angélica (Distrito de Ajapi). A segunda, relativa ao prédio do Gabinete de Leitura, um dos principais patrimônios históricos do município e que possui acervo auditado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Ainda foi solicitada pela comitiva, a agilização do processo para autorização pelo Condephaat para pintura do prédio da antiga Estação Ferroviária de Rio Claro.