Com o objetivo de melhorar a eficiência, gerar economia e aumentar a sensação de segurança, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Rio Claro André Godoy (DEM) quer tornar obrigatório para os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários no município a utilização de lâmpadas de LED (diodo emissor de luz) na rede de iluminação pública.
Pelo Projeto de Lei 91/2017 de sua autoria e que deu entrada na Câmara na sessão ordinária de segunda-feira (22), a medida compreende os equipamentos e aparelhos utilizados para realizar a iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, incluindo praças, parques, jardins e monumentos.
Em defesa da nova tecnologia, o vereador observa que o uso de LED na Iluminação pública já se consolida como uma tendência mundial devido a sua durabilidade e a economia relativa ao consumo de energia elétrica.
Na justificativa do projeto, o vereador salienta que uma lâmpada de LED de 4,5 Watts corresponde a uma lâmpada incandescente de 60 W, proporcionando, nesse caso, uma economia de 55,5 W/hora. Outra característica positiva destacada diz respeito à vida útil que pode chegar a mais de 50 mil horas, enquanto a incandescente chega a mil horas, a fluorescente tubular a 7 mil horas e a halógena a 3 mil horas.
Outra vantagem enfatizada por André Godoy, em relação às lâmpadas de LED, reside no fato de não possuir metais pesados em sua composição. “Deste modo não necessita de descarte especial, o que traz benefícios ao meio ambiente” – observa.
Testes
O uso de lâmpadas de LED já está em teste na rede de iluminação pública de Rio Claro, através de um projeto piloto instalada pela prefeitura em trecho da Avenida das Costas, próximo ao pontilhão na entrada do Jardim das Palmeiras. No local, seis lâmpadas de sódio de 250 watts de potência foram substituídas pelas de LED de 100 watts.
“Vamos fazer um teste para verificar a economia, eficiência energética e durabilidade das lâmpadas”, explicou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria na ocasião. “Se o resultado for positivo vamos usar as lâmpadas de LED em outros pontos da cidade e fazer a substituição gradativa conforme as possibilidades orçamentárias da prefeitura”, acrescentou.