
Vereadior Pr. Anderson Christofoletti fala sobre os riscos do jogo "Baleia Azul"
Preocupado com a preservação da vida de jovens e adolescentes, Pr. Anderson Christofoletti (PMDB), pediu a atenção do poder público para os perigos causados pelo jogo “Baleia Azul”, em sessão ordinária da última segunda-feira, 24.
O jogo começa quando o adolescente é convidado a participar de grupos em redes sociais e cumprir os 50 desafios pré-estabelecidos pelo “curador”, entre eles a automutilação, subir no telhado, assistir filmes de terror psicodélicos e, por fim, o suicídio.
“Esse jogo não é uma simples brincadeira, mas sim uma tragédia. Os noticiários, jornais e internet apontam os danos como gravíssimos. Precisamos saber quem são os tais curadores desse desafio e o que a Polícia Técnica e até Federal estão fazendo a respeito. Também precisamos de mais informações, pois o desconhecimento acentua o problema”, salientou o vereador.
De acordo com Pr. Anderson, pesquisas apontam que 01 em cada 10 adolescentes entre 11 e 17 anos já procuraram informações na internet sobre como se ferir, e 01 em cada 20 sobre como tirar a própria vida.
Nas primeiras semanas de abril foram registrados 07 casos de tentativa de automutilação e suicídio só em Curitiba – PR, e 08 estados brasileiros (SP, PR, MG, MT, PE, PB, RJ e SC) tiveram alertas policiais e de saúde relacionados ao desafio.
“Estou acompanhando de perto esse assunto há alguns dias e tenho me surpreendido com a relevância dos fatos relacionados ao jogo. Como pai, vereador e líder religioso, me preocupo com os nossos jovens e os índices de mortalidade por suicídio no nosso país” – finaliza Anderson.