O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela ONU, em 2007. Ele acontece anualmente em 2 de abril, e promove ações para chamar a atenção sobre o autismo. Através do Projeto de Lei 058/2013, de autoria do vereador Julinho Lopes, a data passou a fazer parte do calendário oficial do município.
Essa mobilização pelo mundo é um alerta, já que o autismo é desconhecido por muitos e a maioria das famílias não sabem como lidar com o distúrbio, que afeta a comunicação, a socialização e a atenção das pessoas afetadas.
Para Julinho Lopes, entender esse transtorno cerebral é fundamental para que a sociedade consiga lidar com clareza e respeito, ajudando os portadores de autismo a quebrar suas próprias barreiras. “A conscientização favorece o respeito pelas diferenças”, citou o vereador.
O parlamentar também é autor do Projeto de Lei que institui ações de vigilância precoce do autismo nas crianças atendidas em creches e unidades da rede básica de saúde do município. “A detecção do transtorno nos anos iniciais traz ganhos consideráveis para o desenvolvimento da criança, desde que a descoberta seja seguida de acompanhamento e tratamento adequado”, explicou Julinho.
A Fundação Municipal de Saúde oferece toda estrutura necessária para o rastreamento precoce do transtorno, bem como seu tratamento. Em Rio Claro, o acolhimento e atendimento dos casos de autismo, via Sistema Único de Saúde (SUS), se dá a partir do Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria, que atende crianças de até seis anos. A partir dos seis anos, a criança é acolhida pelo Caps-I (Infantil) e Criari (Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro).
Os problemas causados por esta desordem podem variar. Existem crianças autistas que possuem inteligência e fala intactas, já outras convivem com sérios problemas de desenvolvimento na sua linguagem. De acordo com a ONU, mais de 70 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo possuem autismo. A síndrome afeta quase 2 milhões de brasileiros.
Unidades
Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria
Avenida José Felício Castellano, 1700, Vila Cristina
(19) 3527-1461 ou 3535-4408
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – Caps-I
Rua 11, 1945 – Santa Cruz
(19) 3523-3754
Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro – Criari
Rua 3, 227 – Centro
(19) 3533-4055