- Notícias, Segurança

Comando da PM manifesta confiança em contar com o apoio da Câmara

Compartilhe:

Em visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy, integrantes do comando do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Rio Claro, manifestaram confiança no apoio do Legislativo para a consolidação de parcerias com o Poder Público, que permitam colocar em prática ações conjuntas tendo como objetivo dar mais efetividade ao enfrentamento da criminalidade e à prevenção da violência.

O presidente destacou que cuidar da segurança de mais de 200 mil rio-clarenses é uma grande responsabilidade. “A segurança é um dos direitos básicos de qualquer cidadão. A Polícia Militar contará sempre com o respeito e o reconhecimento desta Casa” – salientou em nome dos demais vereadores.

Durante o encontro o major Rodrigo Arena, sub-comandante do 37º BPMI, elencou algumas atividades já desenvolvidas pelo efetivo da corporação e que podem ser potencializadas, a partir de medidas que possibilitem um maior suporte para articulação e gerenciamento das estratégias de segurança.

Entre essas medidas, está a necessidade de reforma e adequação geral do espaço físico da Companhia de Força Tática, que tem base no Grande Cervezão e reúne os efetivos da Rocan, Canil e Cavalaria. Isso pode ser viabilizado com a doação do terreno ao Governo do Estado, através de projeto de lei a ser encaminhado pelo Executivo e aprovado pela Câmara.

Também foi solicitado o apoio para concretização de convênio para implantação no município do Sistema Detecta de videomonitoramento que, conectado a um banco de dados regional, emite alertas em tempo real sobre roubos e furtos de veículos e outras situações suspeitas. Outro tema abordado durante o encontro foi a regulamentação da atividade delegada, que pode incrementar ações da chamada “prevenção primária” na busca pela redução dos índices de criminais.

Para André Godoy, a melhoria da segurança passa pela valorização da Guarda Civil Municipal, integração das forças policiais e a articulação dos diferentes órgãos do poder público. “A Câmara fará a sua parte para que as ações de segurança ganhem mais eficiência e a prevenção à violência leve em conta também alternativas de solução para os problemas de natureza cultural e social”.

Da visita, realizada ao final da tarde de segunda-feira (30), participaram ainda o major Rogério e os capitães André, Barreto e Sabino. A reunião foi acompanhada pelo diretor-geral da Câmara, José Piovezan.