Na última segunda-feira, dia 12, a vereadora Maria do Carmo Guilherme promoveu evento que contou com palestras sobre o turismo na Serra do Itaquerí e sobre a Economia Solidária do município, bem como tour pelos pontos turísticos da cidade, almoço e visitas. Reuniram-se importantes figuras públicas de toda a região e membros da gestão da cidade de Rio Claro.
O evento teve início com a formação de uma mesa simbólica com as figuras públicas presentes. Compuseram a mesa: Cida Ferreira (vice-presidente, vereadora de Diadema por sete mandatos), Marta Ceccato (Diretora da Economia Solidária), Ronei Dione Grella (Gerente da Secretaria de Turismo), Jairo Aparecido Mascia (prefeito de Analândia), Adriana Valéria Silva Lossani (PUG-SP), Ana Paula (Assessora Senadora Martha Suplicy), Elisa Prata (Deputado Jorge Caruso), Lucia Brescansin (representando o Vereador Julinho Lopes – Vice-presidente da Câmara) e Vereador Luiz Godoy, de Mogi Guaçu. Todos se apresentaram, compondo uma breve abertura do evento, e a vereadora Maria do Carmo afirmou: “Não permitirei mais que projetos como esses, que existem nos municípios do interior do Estado sejam esquecidos pelo Governo Estadual nas reuniões Federais, em Brasília”.
A primeira palestra foi ministrada pelo vice-presidente da Região Turística Serra do Itaquerí, Ronei, que expôs sobre as cidades que a compõem e suas atrações, sendo elas: Águas de São Pedro (SPA Thermal), Analândia (Morros, Grutas), Brotas (Rio Jacaré Pepira), Charqueada (Cachaças artesanais), Corumbataí (Cachoeira do Cuzcuzeiro), Ipeúna (Rio Passa Cinco), Itirapina (Cachoeira Saltão), Piracicaba (Complexo Turístico da Rua do Porto), Santa Cruz da Conceição (Datas Comemorativas), Santa Maria da Serra (Pesqueiro Paineira), São Pedro (Passeios Off Road) e Torrinha (Mosteiro do Paraíso). Em Rio Claro, que também faz parte da região turística, as atrações são a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Usina-Parque de Corumbataí, o Parque Municipal do Lago Azul, o Balonismo, o Carnaval e a Exposição Nacional de Orquídeas.
A segunda palestra teve como tema a Economia Solidária e foi ministrada por Sua Diretora, Martha Ceccato, que apresentou para as lideranças todos os detalhes de como funciona o projeto no município e respondeu suas perguntas, com o intuito de levá-lo para as demais cidades da região. Após o encerramento da manhã, todos foram convidados a subir no ônibus turístico da cidade, denominado Jardineira, e foram conhecer alguns de seus lugares históricos, sendo o último deles a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, onde foi servido almoço feito por um dos grupos que compões o setor alimentício da Economia Solidária.
À tarde, concluindo a visitação à Cidade Azul, conheceram o Centro de Economia Solidária, que está localizado no antigo prédio de Geografia da Unesp de Rio Claro. Em fase de conclusão, o Centro conta com amplas salas para cursos de empreendedorismo solidário, além de loja e café, nos quais comercializam os produtos produzidos pelos alunos do local, gerando recursos ao fundo. A iniciativa foi elogiada pelos visitantes e servirá de modelo para outros municípios, incluindo Bauru.
Também estiveram presentes: Carmelita Faria da Silva (vice-presidente do PMDB Afro de São Carlos); Daniela Cristina Nunes dos Santos (professora de São Carlos); Carlos Alberto Delfin; Marijane Grando (PMDB Mulher de Americana); Geanite Franklin (Presidente Diretoria das Mulheres de Campinas); Sandra Dias Tavares Anto (PMDB Mulher Campinas); Camila D’Abronzo Hirmini (CONTUR Analândia); Jenite Lopes de Oliveira Marcio; Luis Franco Neto; Lucia Helena Brescansin; Fernando Machado; Cleusa Prata Neves (Deputado Caruso); Ana Paula Detuci; Aldair José Caldi (COMTUR); Jezer Silva Ferreira; Elisabeth Jane de Meto; Rosana Olivier Gonçalves (Diretoria Feminina PMBD Campinas); Evanize Rita Pace (PMDB Analândia); Luciana J. Balerini (CONTUR Analândia); Rosângela Ribeiro de Almeida (Secretaria do PMDB) e Lazaro Ângelo de J. Arena.