- Meio ambiente, Notícias

Secretário do Meio Ambiente projeta pacote de medidas à Floresta de RC em reunião com parlamentares

Compartilhe:

Ricardo Salles, Juninho da Padaria e Júlio Lopes na Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Os constantes incêndios na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Feena, motivaram a reunião entre Juninho da Padaria e Júlio Lopes, em São Paulo, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente com o titular da pasta Ricardo Salles na manhã da última quarta-feira,7. Na oportunidade, os vereadores entregaram pauta conjunta.

Salles, que recentemente sobrevoou a Feena, em visita ao município, avalia que a preocupação da comunidade externada pelos vereadores procede. Para o secretário, medidas como a limpeza do material que encontra-se caído na floresta bem como o isolamento de áreas localizadas próximas às residências na região do bairro São Miguel são medidas que devem ser colocadas em práticas para conter parte do problema.

“O material que encontra-se caído agrava o risco de incêndios. É preciso providenciar uma limpeza”, disse Salles. Júlio Lopes observou que o problema não se restringe aos incêndios. Ele entregou relatório com fotos onde consta a proliferação da sujeira em várias localidades da Feena. “A decisão do secretário de isolar áreas próximas de bairros ajudará muito a preservar a floresta já que o despejo de lixo e entulho trata-se de uma triste realidade”, disse.

Para aumentar a segurança da Feena, Juninho da Padaria, que a partir de janeiro vai atuar como prefeito de Rio Claro, solicitou intervenção da Secretaria do Meio Ambiente. “Trata-se de uma extensa e importante reserva verde do nosso Estado. A segurança precisa ser trabalhada como prioridade”, disse Juninho. Salles observou que neste caso a transferência da Polícia Militar Ambiental à Feena pode ser dada como certa. “Já estamos providenciando tal situação”, adiantou.

A comitiva de Rio Claro indagou Salles sobre a possibilidade do governo paulista enviar um caminhão pipa. Para os parlamentares, seria mais um mecanismo importante de combate a incêndio. “A meu ver, diante dos fatos relatados e do farto material entregue, que comprovam os incêndios constantes na Feena, a secretaria vai caminhar nesta direção para viabilizar o caminhão”, frisou Salles.

Na parte final da reunião, os vereadores também reivindicaram apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para a revitalização do Lago Azul. Eles defendem o desassoreamento como forma de recuperar a área na primeira etapa do trabalho. “O Lago Azul é um cartão postal de Rio Claro que precisa de atenção especial”, afirmou Juninho. Salles colocou o tema na pauta. “Gostaria de agradecer a atenção do secretário e elogiar a forma como ele conduz os assuntos tratados sempre com agilidade buscando soluções”, completou o prefeito eleito Juninho.