
Maria do Carmo cobra informações sobre a cota destinada a RC para cirurgias
Requerimentos de autoria de Maria do Carmo Guilherme, aprovados pela Câmara Municipal, na sessão da última segunda-feira, 31, sinalizam para grave problema que coloca em risco a vida de muitas pessoas: a regularização de cirurgias cardiológicas.
No Plenário do Legislativo, a vereadora cobrou informações Departamento Regional de Saúde, a DRS-X de Piracicaba, sobre a real situação de cada pessoa que encontra-se na fila a espera de intervenção cardiológica: troca de marca passo, angio, troca de válvula, cineangio, ponte safeno, entre outros procedimentos.
De acordo com Maria do Carmo, os recursos destinados pelo governo do Estado concentram-se na Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba que atua como um gerenciador regional. “A informação inicial era de que a cota destinada a Rio Claro já havia se encerrado”, comenta a parlamentar. “Solicitamos levantamento da Fundação Municipal de Saúde e verificamos que o saldo de Rio Claro para a realização de tais procedimentos ainda é positivo”, acrescentou.
Maria do Carmo alerta que muitos pacientes apresentam até 80% de obstrução nas artérias. Sem data prevista para a cirurgia, eles acabam recorrendo ao setor de urgência e emergência do município diante da tensão decorrente de mal estar.
“Se uma destas pessoas, que se encontram na fila, falecer de quem será a responsabilidade”, questiona a vereadora ao defender que o titular da pasta da saúde pública de Rio Claro registre boletim de ocorrência e leva a situação ao conhecimento do Ministério Público. A seu ver, o Conselho Municipal de Saúde também precisa se posicionar.
Ainda, em sua fala na tribuna da Câmara, Maria do Carmo defendeu atenção especial quanto as cirurgias ortopédicas. Ela estima que Rio Claro conta atualmente com mais de 300 pessoas a espera do procedimento. Para a vereadora, a informatização da saúde pública, em fase de implantação, vai permitir ao município controle eficaz na entrega de medicamentos bem como ter em mãos a situação real no que diz respeito aos atendimentos e vagas de internações.
Maria do Carmo elogia o trabalho incansável do secretário municipal de Saúde de Rio Claro, Geraldo Barbosa, bem como dos servidores da Central de Regulação do município.